Praia de Mira com campo de golfe!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 25-08-2017

Mira deverá avançar com um concurso público internacional para a construção de um hotel e de um campo de golfe em 37 hectares de floresta na Praia de Mira, disse hoje o presidente da autarquia.

PUBLICIDADE

golfe

A utilização para fins turísticos dos 37 hectares situados a sul da praia, logo a seguir às instalações do Instituto Secular da Sagrada Família (conhecido como Casa de Santa Zita), só é possível depois de o Governo ter aprovado, na quinta-feira, em Conselho de Ministros, o decreto que procede à exclusão e submissão de áreas ao regime florestal parcial e altera o fim de parcelas situadas no perímetro florestal das Dunas e Pinhais de Mira.

PUBLICIDADE

Na prática, o decreto abre ao município novas possibilidades de investimento na área do turismo, acerta os limites florestais do concelho (estabelecidos em 1917) e liberta 200 hectares de terrenos na freguesia do Seixo de Mira, onde deverá nascer um novo empreendimento agropecuário.

As medidas consagradas no decreto foram discutidas em dezembro de 2016 pela Assembleia Municipal de Mira e aprovadas por unanimidade, lembra o presidente da Câmara, Raul Almeida.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma medida com impacto imediato será a passagem da esfera municipal para a esfera do Estado de 160 hectares de mancha florestal no limite sul do concelho de Mira, na divisa com Cantanhede, que passarão a integrar as Matas Nacionais.

Esta saída do regime parcial para o regime total dos 160 hectares surge como contrapartida pela desafetação, em 2007, de 80 hectares de floresta a sul da Praia, onde foi instalado o empreendimento Pescanova.

“Foi um compromisso assumido por anteriores executivos municipais que tivemos de honrar”, disse à Lusa Raul Almeida.

miraOutra consequência da aprovação do decreto foi a desafetação pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de 200 hectares de terrenos situados na freguesia do Seixo, na zona dos Foros, a caminho da praia do Poço da Cruz.

Para aquele local, onde em tempos se ergueram as famosas estufas do empresário francês Thierry Roussel (marido da multimilionária Christina Onassis), existem planos de instalação de uma vasta unidade agropecuária, mas o processo deverá ser demorado devido aos limites da Reserva Ecológica Nacional (REN) e da Reserva Agrícola Nacional (RAN).

Os 37 hectares de terrenos florestais na Praia de Mira deverão assinalar a expansão da localidade para sul e serão usados exclusivamente para fins turísticos.

Para aquela zona existe um projeto com mais de 20 anos, que deverá ser atualizado, e que prevê, entre outras valências, um campo de golfe e uma unidade hoteleira.

Nas imediações existe o Parque de Campismo de Orbitur, a pista onde se realizou este ano o Nacional de Corta-Mato, o Clube Náutico e a Barrinha de Mira. A praia fica a cerca de 300 metros, com acessos pela floresta.

Raul Almeida antecipa que deverá ser realizado um concurso público internacional para a construção do empreendimento, mas reserva a divulgação de mais detalhes para depois da apreciação do projeto nos órgãos municipais.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE