Coimbra

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas recomendada a nível internacional

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 24-03-2015

A Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas acaba de ser recomendada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2015.

PUBLICIDADE

unnamed

PUBLICIDADE

Para esta importante decisão, aprovada este mês por unanimidade pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, que é composto por 25 entidades da administração pública e organizações da sociedade civil, contribuíram fundamentalmente a qualidade de informação relativa àquela praia, bem como a evolução segura e de qualidade desta zona balnear ao longo dos dois anos de candidatura ao galardão Bandeira Azul.

PUBLICIDADE

publicidade

Em causa, estão o cumprimento de todo um conjunto de critérios e boas práticas impostos pela ABAE, relacionados com a qualidade de informação, realização de atividades de educação ambiental, códigos de conduta ambiental e qualidade da água balnear.

Banhada por um dos rios menos poluídos da Europa – o rio Alvôco – a praia fluvial de Alvôco das Várzeas foi a primeira zona balnear do concelho de Oliveira do Hospital a ser distinguida, em 2014, com uma Bandeira Azul, estreando-se assim no mapa das 18 praias fluviais do país que no ano passado ostentaram aquele símbolo de qualidade ambiental atribuído pela ABAE.

PUBLICIDADE

A atribuição deste importante galardão, é fruto de todo um conjunto de políticas que o Município de Oliveira do Hospital tem vindo a promover com vista à valorização das zonas balneares e dos recursos hídricos por forma a potencializar o setor do turismo de natureza.

Note-se que em 2014, a Praia Fluvial de Avô, banhada pelo rio Alva, também renovou o seu estatuto de Praia Acessível – uma distinção que visa galardoar as praias que reúnem um conjunto de condições para serem usufruídas por pessoas com mobilidade condicionada/reduzida.

Para o vereador responsável pelo pelouro do Turismo, José Francisco Rolo, a recomendação internacional da Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, é o corolário de um notório investimento da Câmara Municipal na qualificação das zonas balneares de Oliveira do Hospital, nos domínios do controlo de qualidade das águas e da segurança dos banhistas, nas estruturas de apoio e promoção.

As recentes certificações das praias fluviais dos Vales do Alva e do Alvôco, que recentemente passaram a integrar a Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto e vão agora ser contempladas com algumas obras de valorização, são o reforço do convite a desfrutar do contacto com a natureza limpa e autêntica, sublinha, ainda, o Vice-Presidente da Câmara Municipal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com