Coimbra

Praia fluvial de Avô recebeu prémio “Praia + Acessível 2016”

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 24-03-2017

Oliveira do Hospital recebeu o prémio nacional “Praia + Acessível 2016” atribuído à praia fluvial de Avô pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, numa cerimónia que decorreu no dia 17 de março na Bolsa de Turismo de Lisboa. O vice-presidente da autarquia e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo recebeu o galardão na sessão que contou com a presença das Secretárias de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos.

avo

Na cerimónia, em que foi também lançado o programa “Praia Acessível – Praia Para Todos” (2017), o INR reconheceu o Município de Oliveira do Hospital pelo grande empenho demonstrado na implementação e dinamização deste programa, promovendo a Acessibilidade para Todos nas águas balneares do concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

unnamed (1)

Os prémios, patrocinados em 2016 pela Mobilitec, foram atribuídos pelo Júri Nacional, constituído por representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., que preside, da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., do Turismo de Portugal, I.P., da Direção Geral da Autoridade Marítima/ Instituto de Socorros a Náufragos, da Associação Bandeira Azul da Europa e do patrocinador, à praia de Valadares-Sul, do concelho de Vila Nova de Gaia (1º Prémio) e praia fluvial de Avô, do concelho de Oliveira do Hospital (2.º Prémio) distinguindo, desta forma, uma praia costeira e uma praia interior (fluvial).

O prémio “Praia + Acessível – Praia para Todos!” visa distinguir as duas praias portuguesas, costeiras ou interiores, que, tendo sido galardoadas com a Bandeira Praia Acessível durante a última época balnear, “evidenciaram as melhores condições de acessibilidade, constituindo-se, desse modo, como práticas de referência nacional, pela qualidade do usufruto da sua oferta de serviços e bem-estar que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada”.

Alvo de um investimento que a Câmara Municipal tem vindo a fazer na valorização das praias fluviais e zonas balneares, a praia fluvial de Avô, na ilha do Picoto, passou a dispor, na época balnear de 2016 de uma cadeira anfíbia, que permitiu que as pessoas com mobilidade condicionada passassem a usufruir daquela zona balnear com mais segurança e conforto.

A instalação deste novo equipamento resultou de uma candidatura do Município de Oliveira do Hospital ao Programa “Praia Saudável” da Fundação Vodafone Portugal. A cadeira anfíbia permite aos cidadãos com mobilidade reduzida aceder à água com o apoio do nadador salvador, e vem reforçar o conjunto de infraestruturas que fazem desta praia fluvial, que é também uma praia da Rede das Aldeias do Xisto, uma “praia acessível, uma praia para todos”.

Para o vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo, que recebeu este prémio, constituído por um equipamento destinado a melhorar as condições de acessibilidade das praias vencedoras, esta distinção “é o reconhecimento, vindo de um organismo independente, do investimento efetuado na valorização das praias fluviais do concelho. Ter duas praias fluviais reconhecidas e simultaneamente galardoadas é muito positivo para afirmar Oliveira do Hospital como um destino turístico aprazível e de qualidade”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE