Coimbra

Praia do Cabedelo na Figueira da Foz “é a primeira na Europa com iluminação noturna” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 07-09-2021

A Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, conta a partir de ontem com iluminação à noite para permitir a prática de surf e ‘bodyboard’ para lá do pôr-do-sol.

PUBLICIDADE

A iluminação da praia situada na margem esquerda do Mondego, junto ao molhe sul, foi ligada segunda feira pela primeira vez, entre as 20h00 e as 00h00, para garantir a prática de “diferentes desportos de deslize” à noite, afirmou o município da Figueira da Foz.

A instalação de iluminação, representa um investimento de 75 mil euros e surgiu de uma proposta no Orçamento Participativo da Figueira da Foz, que não venceu, mas que o município decidiu aproveitar “depois de o grupo de subscritores ter alertado para as vantagens e benefícios que esta iluminação podia trazer”, disse ao NDC, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Carlos Monteiro.

PUBLICIDADE

Em 2019, houve uma experiência piloto para testar a iluminação das ondas, com uma estrutura temporária.

A iluminação que ontem foi inaugurada irá funcionar das 20:00 até às 00:00 todos os dias, pelo menos até “outubro ou novembro”.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca justificou ainda que o atraso desta obra, já pensada desde 2016, “aconteceu porque esta obra fazia sentido com a requalificação do Cabedelo, que ainda não está concluída, mas já devia estar, devido a um conjunto de atrasos em termos de materiais provocados fundamentalmente pela pandemia”.

“Neste período experimental, estamos a articular com a comunidade surfista e de bodyboard e com o Comandante do Porto as normas numa primeira fase e numa segunda fase um regulamento”, detalhou ao NDC.

“As diretrizes serão que estará ligado quando existirem condições para a prática do surf, não faz sentido estar ligado quando o mar não permite que se pratique surf e numa fase seguinte, provavelmente, mediante a articulação com a comunidade surfista a dizer-nos quais os dias em que deve estar ligado”, explicou.

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz acrescentou que “o custo hora será no máximo de três euros e meio” defendendo a sustentabilidade ambiental e económica do projeto.

De acordo com o presidente da Câmara da Figueira da Foz, o horário deverá ser antecipado, encurtando também a hora final.

O sistema funciona em telegestão, podendo ser ligado ou desligado de qualquer ponto.

A intervenção foi integrada numa obra de requalificação de toda a zona do Cabedelo, que contou com duas empreitadas (uma de 2,6 milhões de euros e outra de dois milhões de euros), em que foi feito um reforço do cordão dunar, uma valorização da praça, a criação de mais parques de estacionamento e passadiços, referiu.

Vídeo do direto NDC com Eurico Gonçalves, dinamizador do projeto e com Miguel Figueira, arquiteto:

Pode ainda ver o vídeo do direto NDC com Lucas Leite, surfista:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE