O Largo da Barrinha, na Praia de Mira, acolhe a partir desta quinta-feira, 11 de setembro, e até domingo, 14 de setembro, a 26.ª edição da Mostra Gastronómica da Região da Gândara.
Durante quatro dias, sabores tradicionais, artesanato, música e muita animação prometem atrair milhares de visitantes.
Promovido pela Câmara Municipal de Mira, o certame conta com a participação de várias associações e espaços locais, entre os quais a Associação Abrigo de Carinho, Café Canudo, Churrasqueira “O Cuco”, Comissão de Melhoramentos da Praia de Mira, GDPM Touring 1970, Pátio do Tabuinhas e Prazo – Mercearia e Casa de Comer.
PUBLICIDADE
Além das tradicionais tasquinhas, a programação integra ainda a oficina “Saberes e Sabores”, com confrarias gastronómicas a partilhar tradições e conhecimento, bem como um cartaz musical diversificado, com atuações no palco principal e no cenário natural da Barrinha.
“Este evento é um verdadeiro encontro de gerações, que valoriza o melhor da nossa gastronomia e tradição, ao mesmo tempo que dinamiza a economia local e atrai visitantes à Praia de Mira. É uma mostra do orgulho que temos em ser gandareses e da nossa capacidade de projetar Mira como destino turístico de excelência”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Mira.
Artur Fresco recorda que a Mostra “já deixou de ser apenas gastronómica” e que, a par da comida, oferece apresentações de livros, momentos musicais, artesanato e iniciativas de sensibilização ambiental. Este ano, uma das novidades é a introdução de um veículo elétrico para a recolha de resíduos orgânicos, destinados a reaproveitamento.
Entre as iguarias mais procuradas está a tradicional sardinha na telha, confecionada com peixe fresco da costa mirense.
“É um hino à cultura desta região. Temos o mar a dois passos, produtos frescos que saem das redes e rapidamente chegam à mesa. Isso é uma mais-valia e é fundamental passarmos esta tradição às novas gerações”, afirma o autarca.
A música também marca presença em diferentes formatos: grupos itinerantes de gaiteiros, concertos dentro de água na Barrinha e espetáculos no palco principal, com sons que vão das concertinas ao acordeão, passando pela música brasileira e sucessos dos anos 80.
“Há música para todos os gostos e para todas as famílias. É o complemento perfeito à gastronomia e à tradição. Diria até que aqui a sardinha pode dançar samba”, brinca o presidente da autarquia.
Com expectativa de superar os 10 mil visitantes, a 26.ª Mostra Gastronómica da Região da Gândara promete quatro dias “deliciosos” na Praia de Mira.
Clique na fotogaleria e veja o arranque da Mostra Gastronómica da Região da Gândara:



















PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.