Cidade

Praça das Cortes arranjadinha antes eleições!

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 22-10-2016

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá apreciar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, uma proposta de adjudicação da empreitada “Requalificação da Praça das Cortes de Coimbra” à empresa Irmãos Almeida Cabral Lda., pelo valor de 397.356,66 euros (+ IVA), com um prazo de execução de 210 dias.

PUBLICIDADE

A proposta de adjudicação, realizada pelo júri do concurso, teve por base os critérios definidos no programa do procedimento, tendo sido esta proposta, apresentada pela empresa Irmãos Almeida e Cabral Lda., a que exibe o preço mais baixo e se encontra nas condições legais e formais exigidas.

A obra em causa visa melhorar a Praça das Cortes, um espaço público bastante percorrido por pessoas que trabalham na cidade, turistas e utilizadores do Estádio Universitário, e as suas estruturas envolventes, através da construção, na secção norte da praça, de um parque de estacionamento fechado, e de uma zona pedonal, a sul, que funcionará como “receção” para quem, a partir de Santa Clara, atravessa a ponte.

PUBLICIDADE

A renovação desta área urbana inclui a plantação de 46 árvores. Lódãos no parque do estacionamento, jacarandás na zona pedonal, e freixos europeus no talude entre o estacionamento e a secção pedonal. Já o passeio junto ao Estádio Universitário será prolongado até à Av. João das Regras, melhorando acessos.

A Praça das Cortes foi alvo de uma intervenção cuidada aquando da construção do Estádio Universitário, mas que não chegou a ser concluída, restando hoje poucos vestígios da mesma. Como, na altura, não foram criados os parques de estacionamento inicialmente previstos para o estádio, esta área foi sendo utilizada, intensivamente, como estacionamento desregrado. Um uso que tem vindo a degradar o espaço, com a ocupação e deterioração dos passeios e de zonas que foram inicialmente ajardinadas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O acesso ao futuro parque de 175 lugares (quatro dos quais destinados a automobilistas com mobilidade reduzida) far-se-á a partir das avenidas de Conímbriga ou João das Regras, efetuando-se a saída através da Av. de Conímbriga. A acessibilidade ao parque será limitada por baias, estando prevista a construção de uma cabine para cobrança e controlo. Na Av. de Conímbriga e na entrada do parque serão instalados painéis com informação sobre a disponibilidade do parque. Ainda no exterior do parqueamento estão projetados mais 19 lugares de estacionamento controlados por parquímetros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE