Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

PR envia condolências às famílias dos pescadores que morreram na Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 29-11-2017

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou hoje condolências às famílias dos três pescadores que morreram após um naufrágio ao largo da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

O naufrágio de uma embarcação ocorrido hoje de madrugada a 11 milhas (24 quilómetros) da costa da Figueira da Foz provocou três mortos, mantendo-se um pescador desaparecido.

Numa mensagem publicada no ‘site’ da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa associou-se “à dor dos que perderam um ente querido, um colega de faina ou um amigo” e recordou a importância de se investir na segurança dos pescadores portugueses.

PUBLICIDADE

publicidade

O Presidente da República defendeu que é necessário, num “país de grande vocação marítima, investir na segurança destes homens, demasiadas vezes sujeitos a acontecimentos trágicos desta natureza”.

“Lamentavelmente, a dureza do mar ceifou, uma vez mais e de forma precoce, a vida destes nossos compatriotas que tanto respeito e admiração nos merecem”, refere a mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa.

PUBLICIDADE

De acordo com o porta-voz da Marinha, Pedro Coelho Dias, as buscas continuam no local, com dois salva-vidas (Aveiro e Figueira da Foz), uma corveta da Marinha e ainda um helicóptero da Força Aérea. Estão mobilizados cerca de 70 operacionais.

Três dos pescadores são de Ribamar (Lourinhã, distrito de Lisboa) e um outro de Maceira (Torres Vedras, distrito de Lisboa).

De manhã, Coelho Dias tinha dito à Lusa que os meios de salvamento foram ativados assim que foi recebido o alerta no Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, durante a madrugada, via rádio baliza de emergência (EPIRB), que por norma só é ativado manualmente ou quando a embarcação vai ao fundo.

A fonte precisou que foi imediatamente enviado para aquele local o helicóptero EH-101 da Força Aérea, o salva-vidas da Figueira da Foz (distrito de Coimbra), a embarcação de alta velocidade da Polícia Marítima e uma corveta da Marinha.

Pelas 08:30, o helicóptero encontrou destroços e os corpos de dois dos quatro pescadores.

Durante a tarde, foi encontrado o corpo de um outro pescador, continuando desaparecido um dos homens da embarcação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com