Região

Povoamento de pinheiro-bravo com oito hectares plantado em Cantanhede

Notícias de Coimbra com Lusa | 35 minutos atrás em 05-03-2026

 O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vai plantar oito hectares de pinheiro-bravo nas dunas de Cantanhede, no distrito de Coimbra, para a produção de resina.

PUBLICIDADE

“Ao todo, serão plantadas 1.250 plantas por hectare, prevendo-se a redução da densidade para 278 plantas por hectare” após a enxertia do pomar com material genético para tornar as árvores mais proveitosas para a produção de resina.

PUBLICIDADE

O plantio tem como objetivo “obter plantas de enxertos (porta-enxertos) para um futuro pomar clonal destinado à produção de resina”, explicou o ICNF, num comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Posteriormente, será feita a “disponibilização de sementes melhoradas para ações de arborização e rearborização do pinheiro-bravo em Portugal continental, no âmbito do programa de melhoramento genético do pinheiro-bravo”.

Segundo o instituto, as plantas utilizadas neste pomar são provenientes do programa de melhoramento genético de pinheiro-bravo, de forma a garantir uma boa taxa de sobrevivência e um desenvolvimento uniforme das árvores.

A instalação do povoamento de pinheiro-bravo foi iniciada pelo ICNF, no âmbito de um protocolo com a Comissão de Compartes dos Baldios da Freguesia da Tocha, o Centro Pinus e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

Técnicos do ICNF e do Centro Pinus ficarão encarregados, durante um ano, da monitorização da área, “sendo efetuada a substituição de plantas sempre que necessário”.

PUBLICIDADE