Povo já pode andar e viajar no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-07-2017

A Mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, que esteve encerrada nas últimas décadas, reabriu ao público neste domingo. Finalmente!

PUBLICIDADE

Capela de São Bento no meio da Mata do Botânico

Capela de São Bento no meio da Mata do Botânico

A Mata do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra esteve encerrada durante décadas e foi alvo de um projeto de requalificação realizado pela Universidade de Coimbra e pela Câmara Municipal de Coimbra e financiado pelo QREN/+Centro”, obra que terá ficado “na casa dos 300 00 euros”.

A cerimónia de abertura, ao meio dia, no Portão da Rua da Alegria, junto à empresa municipal Águas de Coimbra, contou com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, do Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e do Diretor do Jardim Botânico, António Gouveia.

PUBLICIDADE

publicidade

“O património vegetal desta área de mais de nove hectares é composto maioritariamente por árvores centenárias, vegetação em crescimento livre e o bambuzal, sendo possível ainda encontrar património edificado, do qual se destacam a Estufa-fria, a Capela de São Bento e a Fonte dos Três Bicos.

É ainda possível ver, por exemplo, “o antigo reservatório de águas da cidade e vestígios da Muralha de Coimbra” .

PUBLICIDADE

Com a abertura da Mata, a Baixa e a Alta da cidade de Coimbra ficam ligadas não só por um caminho pedonal, mas também pela Linha do Botânico, servida por um autocarro híbrido que fará o percurso ascendente entre o portão da Rua da Alegria (Águas de Coimbra) e o Portão da Rua do Arco da Traição (frente à cave das Quimicas).

O Ministro da Cultura declarou que viu uma paisagem lindíssima, um recurso novo, um percurso ecológico, por isso dá nota positiva à iniciativa.

É um momento feliz para a Universidade, salientou o Reitor. Passar por ali mostra que é viável nós vivermos em equilíbrio  com a natureza, reiterou João Silva.

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra salientou que “uma das vantagens desta ligação é deixarem o carro mais longe. Por exemplo, deixarem o carro privado no Parque de Estacionamento do Convento de São Francisco e apanhar estas carreiras e vir para a Universidade, aqui para o Polo I sem qualquer problema”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE