Coimbra

Pouco valor acrescentado ao que não querem fazer

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 01-04-2014

 O Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado (GTIEVA), cujo relatório elegeu 30 empreendimentos públicos para os próximos seis anos, recebeu quase quatro centenas de sugestões de cidadãos.

PUBLICIDADE

De acordo com um comunicado do GTIEVA, o relatório que esteve em discussão pública entre 11 de fevereiro e 31 de março, recebeu 165 apreciações, com várias sugestões, no sítio eletrónico do GTIEVA e outras 224 nos gabinetes do secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, e do presidente da Associação Industrial Portuguesa, José Eduardo Carvalho, presidente e porta-voz do GTIEVA.

O documento foi alvo de cinco debates públicos nas comissões de coordenação e desenvolvimento regional, em Coimbra, Porto, Faro, Évora e Lisboa, que contaram, no total, com a participação de cerca de 1200 pessoas.

PUBLICIDADE

O relatório elege 30 empreendimentos públicos para os próximos seis anos, num investimento global superior a cinco mil milhões de euros, com prioridade para as áreas marítimo-portuária e da ferrovia.

O secretário de Estado das Infraestruturas, Sérgio Monteiro, tem afirmado que o processo de decisão só decorreria após a conclusão do processo de consulta pública, admitindo introduzir alterações na lista preliminar de investimentos a concretizar até 2020, com recurso preferencial aos fundos comunitários.

PUBLICIDADE

publicidade

O relatório terá de ser apresentado em Bruxelas para concorrer a fundos comunitários para os investimentos.

A discussão do documento no Parlamento gerou alguma polémica entre o PS e o Governo, tendo o partido da oposição alegado não ter condições para o debate por ter tido acesso à informação atempadamente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE