Economia

Posto de combustível paga 600 euros de renda a autarquia durante 25 anos (é igual a 2 cafés por dia)

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 50 minutos atrás em 22-09-2025

Um posto de abastecimento de combustíveis, em Viseu, pagou cerca de 600 euros de renda por ano à Câmara Municipal durante 25 anos.

O contrato original, celebrado em 1990 pelo prazo de 20 anos, previa renovações sucessivas de cinco em cinco anos, revela o Correio da Manhã.

O atual explorador do posto e quarto lugar nas listas do PSD à Câmara de Viseu, afirmou àquele órgão de comunicação que desconhece os valores e cláusulas do contrato, mas justificou o valor pago alegando que existem “outros negócios […] que justificam o montante”.

PUBLICIDADE

O primeiro contrato, obtido por aquele jornal, indicava que a petrolífera “pagará à Câmara Municipal de Viseu, só de uma vez e durante o mês de janeiro de cada ano, o valor anual de cento e vinte mil escudos [cerca de 600 euros]”. Estava ainda prevista uma atualização anual da renda, segundo os coeficientes fixados pelo Governo para rendas não habitacionais.

Questionada sobre a eventual atualização da renda e sobre a decisão do vice-presidente de não renovar o contrato em 2025, uma fonte ligada ao gabinete do presidente disse que “não é possível verificar o contrato durante o fim de semana, sobretudo quando é o dia do município”, prometendo esclarecimentos para esta segunda-feira, dia 22.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE