Empresas

Postes de eletricidade poderão carregar carros em Coimbra

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 12-05-2025

A Câmara Municipal de Coimbra vai deliberar esta segunda-feira, 12 de maio, sobre um contrato com a Galp para instalar dois pontos de carregamento de veículos elétricos em postes de iluminação pública, na zona da Quinta de São Jerónimo.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta iniciativa insere-se no projeto nacional EV Charging Massification, já em desenvolvimento noutros municípios como Cascais e Matosinhos.

PUBLICIDADE

Os novos postos de carregamento, que ficarão localizados na Rua Eduardo Bettencourt e na Rua Mestre Acácio, foram planeados em articulação com a E-Redes, que considerou estas áreas tecnicamente adequadas para o efeito. A escolha da Quinta de São Jerónimo prende-se com o facto de ser uma área de teste para soluções tecnológicas, onde já existe um sistema de iluminação pública com controlo individualizado por ponto de luz, pode ler-se no Jornal de Notícias.

A responsabilidade pela instalação, operação e manutenção dos equipamentos será da Galp, que garantirá também o fornecimento de energia. O acesso aos carregadores será público, estando disponível para qualquer utilizador com contrato com um comercializador de eletricidade (CEME). Durante o período do projeto-piloto, não serão cobrados custos de operador de ponto de carregamento, o que se estima representar uma poupança anual de cerca de 4060 euros para os utilizadores.

Por sua vez, a autarquia compromete-se a permitir o acesso gratuito da Galp ao espaço público necessário, a reservar os lugares de estacionamento para veículos elétricos em carregamento e a tratar de todas as licenças exigidas para a execução do projeto, descreve a notícia.

Com uma duração inicial de 12 meses, o projeto poderá ser renovado até ao final de 2027 ou até à conclusão da última fase do mesmo. A Câmara de Coimbra pretende, com esta iniciativa, fomentar a utilização de transportes mais sustentáveis, promovendo a mobilidade elétrica e a transição energética, bem como avançar na eletrificação da frota municipal e dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE