Coimbra

Poster Week coloca 500 estudantes da ESTeSC a comunicar ciência

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-11-2019

Mais de 500 estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) vão apresentar publicamente os seus trabalhos de investigação e revisão bibliográfica, no âmbito da 12ª Poster Week.

PUBLICIDADE

A iniciativa – que teve hoje início e se prolonga até sexta-feira – desafia os alunos a sair da sua zona de conforto, produzindo pósteres e colocando à prova as suas capacidades de comunicação oral.

Esta é já a 12ª edição da mostra, que o Presidente da ESTeSC, João José Joaquim, encara como “uma imagem de marca do processo pedagógico” da Escola. “A Poster Week tem contribuído, como estratégia pedagógica, para o desenvolvimento de ferramentas e competências de comunicação de informação cientifica”, afirma.

PUBLICIDADE

Desde 2014 que todos os semestres – ou seja, duas vezes por cada ano letivo – os estudantes da ESTeSC são convidados a submeter os seus trabalhos (no formato de resumo, em inglês) à avaliação da comissão científica da Poster Week. Posteriormente, os trabalhos são apresentados em formato de poster, em sessões públicas, que se prolongam ao longo de uma semana (o calendário de apresentações desta edição, à qual aderiram 505 alunos, de seis cursos de licenciatura da ESTeSC, está disponível em www.estescoimbra.pt).  

Após a realização de todas as apresentações, a comissão científica da Poster Week atribui uma menção honrosa ao melhor poster submetido por cada unidade curricular presente na mostra. Desde o ano passado, é também atribuído o galardão de Melhor Poster – cujo prémio é a inscrição no congresso Annual Meeting, organizado pela ESTeSC – entre os trabalhos distinguidos com menções honrosas.

PUBLICIDADE

publicidade

Integrado na Poster Week, realiza-se ainda, na próxima quarta-feira, um workshop de Escrita Científica. Conduzida pelo Bioquímico e Comunicador de Ciência António Piedade, a formação vai abordar as especificidades da comunicação de ciência na forma de artigo, apresentando estratégias e exercícios para uma abordagem mais eficiente.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE