Economia

Portugueses vão gastar até 300€ nas compras online para o Natal

Notícias de Coimbra | 56 minutos atrás em 24-11-2025

Imagem: Pexels

Em plena campanha de Natal, os portugueses encontram-se imersos na organização das festividades mais aguardadas do ano e nas respetivas compras: presentes, comida, lotaria, roupa de festa, decoração ou planeamento de escapadelas.

Os dados do estudo realizado pela Webloyalty, empresa líder na geração de receitas adicionais para o eCommerce através do Retail Media, indicam que 84% dos portugueses prevê gastar online até 300€ nas suas compras de Natal, e 16% espera mesmo superar esse valor.

De acordo com os dados da Webloyalty, este ano a lista de presentes que o Pai Natal vai encomendar aos retalhistas online incluirá: 61% moda e acessórios, 54% produtos de beleza e bem-estar, 40% tecnologia e 35% brinquedos e videojogos.

PUBLICIDADE

Além disso, o relatório indica que 78% dos portugueses assegura que vai gastar o mesmo ou mais nas suas compras de Natal online este ano, em comparação com 2024.

“O último trimestre do ano, que coincide com datas como a Black Friday, a Cyber Monday e as festividades natalícias, é um período de grande dinamismo para o consumo digital. A tendência geral da população lusa é, cada vez mais, utilizar o canal online para procurar ofertas e fazer as suas compras. Isto faz com que o canal se consolide como uma opção preferencial, não só por evitar as habituais aglomerações nos estabelecimentos físicos durante estas datas, mas também pela facilidade que oferece para comparar preços, produtos e diferentes fornecedores”, afirma Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria & LATAM.

Retail Media, um fator-chave no crescimento das encomendas online durante a campanha de Natal

A predisposição para o consumo durante o Natal é um ponto a favor para que os retalhistas implementem estratégias que contribuam para melhorar a experiência do cliente e alcancem uma ligação mais profunda com os seus consumidores.

Uma estratégia de Retail Media pode ajudar os retalhistas neste sentido, graças ao conhecimento detalhado que possuem do consumidor, o que lhes permite oferecer recomendações e ofertas adequadas a cada utilizador, otimizando o canal online durante a campanha de Natal, um período em que existe uma elevada procura, mas também um ambiente muito competitivo. “Ainda que o espírito natalício predisponha ao consumo, as empresas enfrentam um desafio: um comprador sobrecarregado de opções e informação num ambiente digital muito concorrido.

É por isso que o Retail Media se posiciona como uma ferramenta-chave. Permite comunicar mensagens de alto valor no momento preciso, captando a atenção do cliente para o direcionar para o produto ou serviço que realmente procura, melhorando a sua experiência e, previsivelmente, aumentando a conversão”, sublinha Eduardo Esparza da Webloyalty.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE