Economia

Portugueses trabalham atualmente menos horas do que antes da pandemia

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 11-07-2023

Os portugueses trabalham, em média, menos 4% de horas em comparação com antes da pandemia. A conclusão é do OECD Employment Outlook 2023, um relatório sobre o mercado de trabalho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que revela ainda que o emprego deve continuar a crescer e que os salários reais por hora caíram.

PUBLICIDADE

Segundo dados citados pelo Notícias ao Minuto, relativamente às horas trabalhadas por trabalhador por conta de outrem, “na Letónia, Nova Zelândia, Eslovénia e Polónia [estas] aumentaram mais de 2%, enquanto diminuíram mais de 4% na Irlanda, Eslováquia, Portugal, Áustria e Coreia”.

Estes dados, refira-se, dizem respeito ao período entre o quarto trimestre de 2019 e o primeiro trimestre de 2023.

PUBLICIDADE

“A recuperação robusta da recessão da covid-19 perdeu força desde 2022”, tendo-se instalado “uma crise de custo de vida”, com a invasão russa da Ucrânia a contribuir para os níveis de inflação mais altos desde há décadas em vários países, lê-se no documento.

Ainda assim, a OCDE afirma que o emprego se “manteve firme”, enquanto as taxas de desemprego atingiram os níveis mais baixos das últimas décadas. O relatório indica ainda que o emprego deve continuar a crescer em 2023 e 2024.

PUBLICIDADE

publicidade

“Espera-se que a taxa de desemprego em toda a OCDE aumente ligeiramente para 5,2% no quarto trimestre de 2024, embora com aumentos relativamente maiores de cerca de 0,75 ponto percentual ou mais esperados na Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos”, conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE