Pelo menos dois cidadãos portugueses, Paulo Machado e Luís Fernandes, estão atualmente retidos em Katmandu, no Nepal, após o hotel Hilton, onde estavam hospedados, ter sido vandalizado e incendiado durante intensas manifestações contra o Governo.
As manifestações começaram a 7 de setembro e rapidamente se tornaram violentos, tendo sido reprimidos pela polícia, resultando em pelo menos 19 mortos e centenas de feridos.
Durante os protestos, Paulo Machado e Luís Fernandes viveram momentos de grande tensão. O hotel foi atacado e, em pânico, os hóspedes tiveram que abandonar o edifício com pouco mais que o passaporte e o telemóvel. A situação piorou quando o proprietário do hotel, inicialmente disposto a transportar os hóspedes para o aeroporto em ambulâncias, desistiu devido ao bloqueio das estradas e barricadas nas vias de acesso.
PUBLICIDADE
A Embaixada Portuguesa foi contactada, mas as autoridades recomendam aos cidadãos que permaneçam tranquilos e aguardem instruções, dado o cenário caótico no país.
Com o aeroporto encerrado, os portugueses encontram-se agora alojados noutro hotel em Katmandu. No entanto, as dificuldades aumentam, já que o estabelecimento aceita apenas pagamentos em dinheiro, e os serviços de transporte e alimentação estão severamente limitados devido ao bloqueio das vias e à escassez de recursos, indica o site Executive Digest.
PUBLICIDADE