Extra

Portugueses em ascensão nas competições online

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-09-2021

Até o início da década passada, Portugal não era um país com muitos representantes campeões em modalidades online como eSports e poker. No entanto, após anos de trabalho e dedicação de muitos profissionais, hoje Portugal está em outro patamar e conta com atletas e competidores online que estão entre os melhores do mundo nas suas respetivas modalidades.

PUBLICIDADE

eSports (desportos eletrónicos)

Fenómeno global, os eSports já provaram que vieram para ficar. De acordo com o relatório ‘Newzoo’s Global Esports & Live Streaming Market Report 2021’, publicado pela empresa de consultoria Newzoo, a receita global de eSports pode superar a marca de US$ 1 mil milhão em 2021.

PUBLICIDADE

Em Portugal, é consenso comum que os desportos eletrónicos são um mercado que está em crescimento de maneira geral. Com o respaldo da FPDE (Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos), Portugal tem cerca de 20 atletas 100% profissionais de eSports e mais de 10 mil competidores amadores actualmente.

Um dos jogadores de desportos eletrónicos mais conhecidos no país é o atleta profissional Ricardo ‘Fox’ Pacheco. Patrocinado pela Red Bull e pioneiro dos eSports em Portugal, Ricardo é craque no game Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).

PUBLICIDADE

publicidade

Desde 2015, quando foi campeão na Gaming Paradise 2015, na Eslovénia, o jogador de CS:GO tem conseguido resultados importantes em equipas de alto nível. Porém, ele ainda não realizou seu principal sonho modalidade: ganhar um major de CS:GO.

Além de atletas profissionais, Portugal também conta que equipas oficiais de eSports de alto nível, como por exemplo a SAW. Criada em janeiro de 2020, essa organização foi criada com o intuito de mudar o panorama do sector de desportos eletrónicos no país.

Em 2021, a SAW mostra que está no caminho certo. A representar Portugal muito bem no cenário internacional de CS:GO, a SAW já encontra-se entre as melhores equipas do mundo. De acordo com informações do site oficial da organização, a SAW tem 6 títulos em 19 torneios disputados.

Quando o assunto é o cenário amador do game FIFA 21, vale destacar o desempenho espetacular do avançado do Liverpool, Diogo Jota. Uma das principais estrelas do futebol nacional, o avançado também é um grande jogador de futebol virtual. Este ano, Jota tem jogado FIFA 21 de igual para igual com atletas profissionais da modalidade.

Em fevereiro, Jota concluiu a Weekend League de forma invicta na plataforma Playstation, com 30 vitórias. Por ser um torneio que reúne os melhores do FIFA semanalmente, terminar uma Weekend League invicto é uma tarefa muito difícil.

Poker

Modalidade com séculos de história, o poker passou por diversas transformações nas últimas décadas. Dentre elas, a introdução da modalidade no cenário online global talvez tenha sido uma das mais impactantes, pois permitiu a revelação de novos talentos do poker para o mundo — e Portugal é um exemplo disso.

O poker online implica em muitas variações estratégicas, as quais o competidor necessita combinar para tornar-se consistente. No entanto, são poucos que conseguem atingir um alto padrão competitivo tão imenso como o português João Vieira ‘Naza 14’, o maior nome do poker online nacional actualmente. 

De acordo com o ranking mundial do site PocketFives (conteúdo em língua inglesa), João Vieira é o segundo melhor competidor de poker online do mundo, um feito histórico para Portugal.

Além de ser craque na modalidade online, João Vieira também está entre os maiores do mundo no poker ao vivo. Em 2019, ele foi campeão de um torneio no WSOP, circuito anual ao vivo que é considerado o Campeonato do Mundo do poker.

Outro grande nome do poker online português é Rui Ferreira ‘RuiNF’. Segundo o ranking global do PocketFives, Rui ocupa a oitava posição do mundo — no primeiro semestre deste ano, Rui chegou a estar entre os dois melhores do ranking internacional.

O futuro das modalidades online em Portugal

A actual década promete ser histórica para sector de modalidades online em Portugal. Como visto, está sendo feito um trabalho competente para promover novas equipas e profissionais portugueses em condições de competir a nível internacional.

Além disso, o facto de ter representantes entre os melhores do mundo, como Ricardo ‘Fox’ Pacheco (eSports) e João Vieira ‘Naza 14’ (poker online), é uma grande inspiração para novas gerações alcançarem resultados vitoriosos no futuro.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE