Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Portugueses e espanhóis em maioria no Natal e fim de ano na região Centro

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 09-12-2022

Turistas portugueses e espanhóis lideram as reservas nas épocas de Natal e fim de ano na região Centro e as projeções da entidade regional de turismo apontam para volumes de reservas e valor superiores a 2019.

PUBLICIDADE

Dados de um barómetro permanente da Turismo Centro de Portugal (TCP), que reúne cerca de 1.100 empresas da região, hoje revelados à agência Lusa por Pedro Machado, presidente daquela entidade, apontam para uma “esmagadora” procura de turistas portugueses, seguida dos espanhóis.

“Neste momento, são as duas nacionalidades que dominam claramente a procura das reservas: mercado interno e espanhóis. Depois, brasileiros, também, seguido de americanos e de outras nacionalidades, mas já com percentagens menos relevantes”, esclareceu.

PUBLICIDADE

publicidade

As projeções da Turismo Centro de Portugal apontam ainda para um fim de ano de 2022 a superar, em volume de procura e de rendimento, os números de 2019, ano com que compara, o último antes da pandemia de covid-19.

“Temos os fluxos [de turistas] a superarem 2019, mas essencialmente o rendimento. Primeiro, por força das circunstâncias do aumento dos custos operacionais, que aumentaram para toda a gente, a energia e outros, mas também porque o mercado está a fazer um ajustamento de preços, os operadores estão a vender com mais valor incorporado”, frisou Pedro Machado.

PUBLICIDADE

“Não é mais caro, é com mais valor. Mas dentro daquilo que o mercado pode suportar”, enfatizou.

Como exemplo, Pedro Machado apontou restaurantes e unidades hoteleiras com “pacotes mais qualificados”.

“Sobem o valor relativamente a 2021 ou 2019, mas também oferecem mais serviços. Parece-me estar a haver da parte dos empresários, e inteligentemente, um ajustamento do preço, mas também com mais serviços incorporados”, notou.

Quanto às regiões mais procuradas, destaca-se a Serra da Estrela, um ‘clássico” do fim de ano em Portugal, “por força da neve e das suas características naturais, com muitas unidades já a 100%, taxa de ocupação total”, afirmou o presidente da TCP.

Segue-se a Beira Baixa, “que é zona de ligação com a Serra da Estrela”, nomeadamente no Fundão e Castelo Branco, onde “existe também grande procura” da ordem dos 95%.

Pedro Machado notou, por outro lado, que a procura no fim de ano de 2022 “é também assinalada nos locais onde decorrerão festas” de rua, apontando os casos dos municípios de Mira, Figueira da Foz, Coimbra ou Nazaré.

“Onde existem programas de réveillon públicos, há também uma forte presença de reservas, acima dos 95%”, declarou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com