Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugueses conquistam 5 medalhas em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 27-05-2017

Judocas portugueses conquistam 5 Medalhas – uma de Prata (André Cravo) e quatro de Bronze (Andreia Loureiro, Lucas Catarino, Daniel Santos e Bruno Barros) no primeiro dia da Taça da Europa de Cadetes .

PUBLICIDADE

unnamed

 

PUBLICIDADE

publicidade

André Cravo (-60 kg) foi o atleta luso em maior destaque ao chegar à final da competição. O português esteve completamente imparável, eliminando os três primeiros adversários (Martin Kazarian da Dinamarca, Anthony Einaudi, da França e Diego Fernandez Campillo, da Espanha) por ippon. Na semifinal da prova, o combate não começou da melhor forma com o adversário francês – Freddy Waizenegger a conseguir pontuar dois wazari. Apesar da desvantagem, André Cravo não desistiu e conseguiu um ippon que lhe garantiu um lugar na final. O último combate, contra Khetag Basaev, da Rússia, revelou-se bastante equilibrado, com vários ataques de parte a parte. Num dos ataques do judoca português, o russo conseguiu defender e contra-atacar com um ippon. Com este resultado, André Cravo conquistou a Medalha de Prata.

Na hora da vitória André Cravo declarou: “Eu queria lutar pelas medalhas. Por todo o trabalho e pela preparação que fiz, não só para esta prova, mas por todo empenho que tenho tido ao longo do tempo, só podia pensar na medalha. No último combate estava a sentir-me bem e forte, mas são as pequenas distrações que fazem a diferença e me fizeram perder a medalha de ouro.”

PUBLICIDADE

Os judocas nacionais da categoria -55 kg apresentaram-se nesta competição internacional em grande nível, com um total de 3 portugueses presentes no Bloco Final. Lucas Catarino somou 2 vitórias no seu caminho até à semifinal, onde cedeu perante o russo Arman Gambarian. Com este resultado, o jovem luso marcou presença no combate pelo Bronze encontrando o seu compatriota Bruno Bento que somou 4 vitórias até esta fase (venceu o primeiro confronto, mas, no segundo, foi afastado para as repescagens, onde eliminou 3 adversários). O combate entre os dois portugueses sorriu a Lucas Catarino (pontuou um wazari e geriu a vantagem até o fim dos 4 minutos) que subiu ao pódio para receber a Medalha de Bronze, enquanto Bruno Bento terminou num honroso 5º lugar.

Daniel Santos foi outro português da categoria -55 kg a estar no Bloco de Finais. Depois de duas vitórias nos primeiros combates, o jovem foi derrotado pelo seu colega Lucas Catarino. Nas repescagens, reencontrou o caminho das vitórias, eliminando o compatriota Rui Nobre e o espanhol Julen Toro Soler. No último e derradeiro combate, Daniel Santos conseguiu escapar de uma imobilização (evitando que o seu adversário pontuasse) e viu o espanhol Javier Perez Roldan somar 3 shidos (penalizações), dando-lhe a Medalha de Bronze.

Bruno Barros (-60 kg) arrancou com dois triunfos perante o espanhol Adrian Romero Gonzalez e o colega Pedro Pinheiro. No combate seguinte, apesar de ter pontuado um wazari, não conseguiu ultrapassar o francês Leandre Luscap. Nas repescagens voltou a eliminar 2 adversários (o checo Jan Svoboda e Daniel Markus Vardja, da Estónia). Na luta pelo pódio, o francês Freddy Waizenegger ainda conseguiu pontuar, mas somou 3 shidos, resultado que garantiu a Medalha de Bronze aBruno Barros.

Andreia Loureiro (-52 kg) mostrou o seu potencial, derrotando a espanhola Leyre Martinez Lloret, a russa Ekaterina Tsybert e a espanhola Lucia Munoz Solano nos primeiros 3 combates. Na semifinal defrontou Gefen Primo, de Israel, uma atleta que já tem alguma experiência internacional e inclusive venceu esta Taça da Europa de Cadetes em Coimbra no ano passado. Apesar do combate equilibrado (Andreia ainda pontuou um wazari) não conseguiu ultrapassar a israelita. No último combate em busca do pódio, a portuguesa voltou a revelar a sua capacidade, somando um wazari, antes de imobilizar a francesa Caroline Duval e vencer o combate e a respetiva Medalha de Bronze.

Com duas vitórias nos primeiros combates, Francisco Soares (-50 kg) alcançou a semifinal da competição. Nesta fase, o espanhol Jaume Bernabeu Rico conseguiu superiorizar-se ao português. Na luta pelo Bronze, Francisco Soares voltou a ceder perante o francês Thomas Lemaire, terminando a sua prestação no 5º lugar.

O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebe 322 Atletas (188 masculinos e 134 femininos) em representação de 22 países. Portugal, anfitrião da prova, tem 110 judocas em competição.

Amanhã, domingo, último dia de competição, entram nos tatamis os restantes 41 Atletas Lusos, com os combates a terem início às 10h00.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com