Mundo

Portugueses a bordo de avião na Índia têm dupla nacionalidade

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 12-06-2025

Imagem: Sérgio Utsch / X

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, afirmou hoje que os sete passageiros portugueses que estavam a bordo do avião da Air India que se despenhou terão dupla nacionalidade, desconhecendo ainda o estado das vítimas.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estariam sete cidadãos com nacionalidade portuguesa a bordo. A informação que temos, estamos ainda a confirmar, é que são cidadãos com dupla nacionalidade”, indiana e portuguesa, referiu o responsável em declarações aos jornalistas, à saída de uma cerimónia sobre os 40 anos da assinatura do Tratado de Adesão de Portugal às Comunidades Europeias, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

PUBLICIDADE

publicidade

As autoridades portuguesas consultaram a lista de passageiros e verificaram que “os nomes não são de origem portuguesa, são de dupla nacionalidade”.

Os passageiros, acrescentou Emídio Sousa, “estava a deslocar-se entre a Índia e Inglaterra e provavelmente até residiriam em permanência em Inglaterra”.

O secretário de Estado adiantou que há sobreviventes, mas as autoridades estão ainda a tentar apurar qual a situação dos cidadãos nacionais.

“Queria dar as minhas condolências a todos os familiares das pessoas que faleceram, em especial à Índia, porque a maioria dos nacionais era da Índia”, referiu.

Sete portugueses seguiam no avião que se despenhou na Índia, confirmou a companhia aérea e a direção de aviação local.

No seu ‘site’ oficial, a companhia aérea Air India confirma que o voo AI171, de Ahmedabad para Londres Gatwick, sofreu um acidente hoje após a descolagem, seguindo a bordo mais de 200 passageiros.

No voo, que partiu de Ahmedabad às 13:38, 169 dos passageiros são cidadãos indianos, 53 britânicos, um canadiano e sete portugueses, de acordo com a Air India.

Segundo a mesma fonte, “os feridos estão a ser levados para os hospitais mais próximos”.

A companhia aérea informa também que criou uma linha direta dedicada aos passageiros, no número 1800 5691 444, para fornecer mais informações.

A Air India assegura que está a cooperar totalmente com as autoridades que estão a investigar o incidente.

A companhia aérea divulga mais informações através de atualizações regulares em (https://x.com/airindia) e no ‘site’ http://airindia.com.

O avião, um Boeing 787, que seguia para Londres, despenhou-se numa localidade perto do aeroporto de Ahmedabad, pouco depois de descolar, segundo a polícia.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE