Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portuguesas conquistam Prata em Bronze em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 28-05-2017

A Taça da Europa de Judo  –  Cadetes terminou este domingo em Coimbra, após dois dias de combates emocionantes. Os judocas lusos voltaram a estar em destaque ao conquistar 2 Medalhas de unnamed (7)Prata e 1 de Bronze, para além de 2 quintos lugares e 2 sétimas posições.

PUBLICIDADE

 

Recordamos que no primeiro dia, Portugal conquistou 5 Medalhas – uma de Prata (André Cravo) e quatro de Bronze (Andreia Loureiro, Lucas Catarino, Daniel Santos e Bruno Barros), 2 quintas (Francisco Soares e Bruno Bento) e 2 sétimas posições (Pedro Costa e Gonçalo Lopes). Com os resultados deste domingo, Portugal totaliza 8 Medalhas (3 Prata e 5 Bronze), 4 quintos lugares e 4 sétimas posições, terminando no top 10 (sétimo lugar) entre as 22 nações presentes em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Os melhores jovens judocas do mundo estiveram em Coimbra em busca da qualificação para o Campeonato da Europa, Campeonato do Mundo e Festival Olímpico da Juventude (FOJE).

Este domingo entraram nos tatamis conimbricenses 41 atletas lusos das categorias -57 kg, -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas e -73kg, -81 kg, -90 kg e +90 kg masculinas.

PUBLICIDADE

Beatriz Barata (-57 kg) revelou grande maturidade competitiva ao longo do seu percurso até à final. A portuguesa eliminou as duas primeiras adversárias – a britânica Leah Grosvenor e a francesa Melodie Turpin.

Na semifinal encontrou a sua compatriota Mafalda Ezequiel. O combate revelou-se bastante equilibrado, mas Beatriz conseguiu pontuar (wazari) e geriu a vantagem até ao fim. Na luta pelo Ouro acabou por ser penalizada com 3 shidos que originaram a sua derrota. Com este resultado, Beatriz Barata subiu ao pódio para receber a Medalha de Prata.

A atleta declarou: “Estou muito feliz. Eu obviamente queria a Medalha mas não era algo que já estivesse à espera. Preparei-me muito bem, estava confiante. O ano passado tinha feito Bronze nesta prova e queria melhorar. No combate final, não consegui impor o meu judo, a minha adversária esteve melhor e acho que foi merecido.”

Com apenas 6 atletas na categoria -70 kg, Carolina Paiva triunfou perante as espanholas Yaylen Gonzalez Dominguez (ippon) e Sara Davila Montoya (shido para a adversária em ponto de ouro).

Na final voltou a defrontar uma judoca espanhola – Begona Sotillo Gomez. Desta vez não conseguiu repetir os resultados obtidos nos primeiros combates e perdeu por apenas um wazari. Carolina Paiva subiu ao segundo lugar do pódio para receber a Medalha de Prata.

A judoca disse “O meu objetivo no início da competição era fazer o meu melhor e chegar o mais longe possível. Não esperava a medalha, apesar da preparação e os treinos terem corrido muito bem. No último combate consegui melhorar muito em comparação com o anterior, mas não chegou, foi quase.”

Mafalda Ezequiel (-57 kg) começou por eliminar a espanhola Laura Vazquez Fernandez, somando 3 wazari antes de aplicar o ippon final.

Na ronda seguinte teve pela frente a russa Mariia Serdiutskaia (Medalha de Prata na Taça da Europa de Tula), mas a atleta lusa demonstrou a sua qualidade ao pontuar um wazari (o marcador não alterou até final). Acabou por ceder apenas na semifinal contra Beatriz Barata. Na luta pelo pódio, Mafalda só precisou de 1 minuto e 12 segundos para fazer o ippon que lhe valeu a Medalha de Bronze.

Joana Crisóstomo (-63 kg) venceu as duas primeiras adversárias – Esther Rey Checa de Espanha e Daria Vasileva da Russia (esteve a perder, mas conseguiu dar a volta com 2 wazari). Nos quartos-de-final não conseguiu superar a belga Cosima Grumiaux. No combate pelo Bronze, a russa Tatiana Guzun superou a jovem lusa que terminou num honroso 5º lugar.

Nos -73 kg, Manuel Rodrigues somou 2 vitórias nos 2 primeiros combates (contra o espanhol Pablo Sanchis Lahiguera e o croata Borna Ivosevic). Na ronda seguinte cedeu perante o francês Tizie Gnamien. Voltou às vitórias nas repescagens, eliminando mais dois adversários (Adelin Rusu da Moldavia e Maxime Le Monze da França). No seu último combate, o italiano Kenny Komi Bedel revelou-se mais forte que Manuel Rodrigues, que assim terminou na 5ª posição.

Destaque ainda para os 2 sétimos lugares alcançados por Leonor Silva (-57 kg) e Rafael Barreira (+90 kg).

O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebeu durante este fim-de-semana 322 Atletas (188 masculinos e 134 femininos) em representação de 22 países. Portugal esteve presente por 110 judocas.

MEDALHAS

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com