Uma cidadã portuguesa ficou hoje ferida na sequência de um acidente com dois autocarros em Landes, sul de França, e foi transportada para o hospital de Dax para uma intervenção cirúrgica, disse à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O ministério comunicou à Lusa que está a acompanhar a situação através do Consulado Geral de Bordéus e garantiu que não há portugueses entre as vítimas mortais resultantes do acidente no sul de França, na fronteira com Espanha.
Segundo o presidente da câmara de Landes, citado pela imprensa francesa, duas pessoas morreram devido à colisão de dois autocarros – pertencentes às empresas Flixbus e Ovnitur – na autoestrada A63, em Landes, por volta das 07:00 locais (06:00 em Lisboa), que provocou um acidente em cadeia de cerca de 100 viaturas.
PUBLICIDADE
Há registo de centenas de feridos, segundo os meios de comunicação franceses.
“Os dois autocarros colidiram e ficaram bastante destruídos. Um deles estava quase vazio, com três ou quatro pessoas a bordo. O outro estava cheio, pelo que houve uma longa operação de evacuação”, explicou o presidente do departamento de Landes, Gilles Clavreul.
As causas do acidente ainda não são conhecidas, mas as autoridades acreditam que a chuva e o gelo na estrada terão estado na origem, numa altura em que França vive uma vaga de frio, com várias regiões sob alerta amarelo e laranja para a presença de neve e gelo, como é o caso do departamento de Landes.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE