Escolas

Portugal vai ter ensino de Suporte Básico de Vida nas Escolas

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 04-03-2015

O Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P. (INEM) e a Direção-Geral da Educação (DGE) assinam amanhã um protocolo pioneiro que inicia uma relação de estreita cooperação entre as duas entidades na área do Ensino e Formação de Suporte Básico de Vida (SBV).

PUBLICIDADE

Dirigida a professores, alunos e funcionários dos estabelecimentos de ensino públicos, a formação em SBV do INEM visa a aquisição de competências básicas necessárias ao socorro pré-hospitalar, enquanto ato de cidadania.

O protocolo entre o INEM e a DGE entra em vigor já no ano letivo de 2014/15 e vai possibilitar a formação em SBV a alunos do 3º ciclo do ensino básico, e a professores e funcionários dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não agrupadas, assim como a formação certificada dos professores como “Formadores em Suporte Básico de Vida” no âmbito do Curso “SBV na Escola – INEM”. O acordo prevê ainda a acreditação dos Centros de Formação de Associações de Escolas como Entidades acreditadas pelo INEM para formação em SBV.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o conceito de “Cadeia de Sobrevivência” existe um conjunto de procedimentos e atitudes que quando desencadeados de forma adequada e eficaz, aumentam a possibilidade de sobrevivência de vítimas de paragem cardiorrespiratória. É por isso fundamental que quem presencia este tipo de ocorrência, reconheça a gravidade da situação e saiba como atuar, ligando de imediato 112 e iniciando manobras de SBV, as vulgarmente chamadas manobras de reanimação. O conhecimento e o domínio destes procedimentos podem salvar vidas e devem, por isso, ser incorporados desde cedo na vida de cada cidadão.

A assinatura do protocolo de colaboração entre o INEM a DGE terá lugar amanhã, às 10 horas, na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa, seguida da realização de um Mass Training em SBV dirigido a 100 alunos, professores e funcionários da Escola. Vão estar presentes, para além do Diretor-Geral da Educação e do Presidente do INEM, o Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário e o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE