Primeira Página

Portugal tem 250 intensivistas e mais profissionais aptos a manusear ventiladores

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-04-2020

Portugal tem cerca de 250 médicos intensivistas, mas garantiu que há outros profissionais aptos para manusear ventiladores, nomeadamente anestesiologistas, pneumologistas e internistas, garantindo uma articulação interdisciplinar, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde.

PUBLICIDADE

“[O número de intensivistas] em Portugal andará na ordem dos 250 intensivistas, mas há um conjunto de profissionais aptos para usar os ventiladores e a trabalhar nas unidades de cuidados intensivos em conjunto e de forma interdisciplinar”, referiu António Lacerda Sales na fase de resposta a perguntas dos jornalistas na conferência de imprensa diária de atualização sobre a pandemia da covid-19 em Portugal.

PUBLICIDADE

O governante enumerou os anestesiologistas, pneumologistas e internistas como especialidades aptas para o manuseamento de ventiladores e, quanto ao material disponível para testes, admitiu dificuldades com o material para as zaragatoas.

“Tem sido extraordinariamente bom olhar para essa reconversão da indústria portuguesa, para a disponibilidade dos empresários portugueses, mostra empreendedorismo, mas ao nível das zaragatoas há sempre alguma dificuldade com o tipo de material. O tipo de material que é utilizado tem de ser previamente avaliado e previamente validado”, disse o secretário de Estado da Saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

António Lacerda Sales revelou também que no domingo chegaram 900.000 testes a Portugal e que na quarta-feira chegaram 10.000 ‘kits’ de extração manual.

“Isto dá-nos um grande reforço, em conjunto com as zaragatoas, e uma boa capacidade de testagem”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE