Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

Portugal oferece mais 30 mil doses de vacinas contra a covid-19 a Cabo Verde avaliadas em 53.700 euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 29-11-2021

Cabo Verde vai receber hoje à noite 30 mil doses de vacinas da Astrazeneca contra a covid-19 doadas por Portugal, avaliadas em 53.700 euros, a terceira doação feita pelo país europeu ao arquipélago africano.

PUBLICIDADE

Em nota de imprensa, o Ministério da Saúde de Cabo Verde informou que as 30 mil doses de vacinas vão chegar durante a noite ao aeroporto internacional da Praia, a bordo de um voo da TAP.

“Esta ação decorre do compromisso político do Governo português de, ao abrigo da segunda fase do Plano de Ação de Combate à covid-19 nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), disponibilizar aos países parceiros para reforçar o processo de vacinação de combate à pandemia”, referiu o executivo cabo-verdiano.

PUBLICIDADE

publicidade

Também sublinhou que a doação é resultado do “esforço conjunto” do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, através do instituto Camões e da embaixada na cidade da Praia, e do Ministério da Saúde, através da Direção-geral da Saúde e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

Além das 30 mil doses de vacina da AstraZeneca, estimadas em 53.700 euros, a entrega inclui ainda 31.200 seringas e 30 mil agulhas.

PUBLICIDADE

Esta vai ser a terceira doação de vacinas de Portugal a Cabo Verde, depois de duas anteriores, primeiro de 24 mil doses, em maio, e a mesma quantidade, em julho.

“Com esta doação, totalizam-se 78.000 doses de vacinas doadas pelo Governo Português ao Governo cabo-verdiano, desde o início da campanha de vacinação”, contabilizou o Ministério da Saúde de Cabo Verde.

Estas 24 mil doses de vacinas vão juntar-se às 715.150 que Cabo Verde tinha recebido até agora através de vários mecanismos, elevando para um total de 739.150 doses.

Em conferência de imprensa hoje, o diretor nacional de Saúde, Jorge Barreto, avançou que o país já tinha utilizado quase 78% das doses de vacinas recebidas, sendo que 82,8% das pessoas já receberam a primeira dose.

Relativamente à segunda dose, avançou que Cabo Verde tem neste momento uma taxa de 67,6% de pessoas completamente vacinadas.

Desde março de 2020, o país já registou um total acumulado de 38.363 casos positivos, dos quais há 37.949 pessoas que já tiveram alta, 44 casos ativos e foram registados 349 óbitos, sendo que o último foi em 23 de outubro, há mais de um mês.

A covid-19 provocou pelo menos 5.197.718 mortos mortes em todo o mundo, entre mais de 260,81 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Uma nova variante, a Ómicron, foi recentemente detetada na África do Sul e, segundo a Organização Mundial da Saúde, o “elevado número de mutações” pode implicar uma maior infecciosidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com