Economia

Portugal “não se pode acomodar a ver sair os seus licenciados” alerta Vasco de Mello

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 meses atrás em 23-01-2024

Imagem: Foto de Arquivo

O presidente da Associação Business Roundtable Portugal (BRP), Vasco de Mello, afirmou hoje que o pais não se pode acomodar a ver sair cerca de 40% dos licenciados, defendendo uma aposta ambiciosa no crescimento económico.

PUBLICIDADE

“Não nos podemos acomodar a uma situação em que 40% dos nossos licenciados vão para o exterior”, afirmou Vasco de Mello, sublinhando a necessidade de apostar no crescimento económico e em ganhar escala, como formas de inverter esta situação.

Vasco de Mello falava na sessão de lançamento da plataforma “comparar para crescer”, da Associação Business Roundtable Portugal (BRP), em parceria com a KPMG e com a colaboração da Informa DB, um projeto que sistematiza um conjunto de indicadores que permitem verificar a evolução e posição competitiva de Portugal em diversas dimensões, face a outros países.

PUBLICIDADE

O salto nas qualificações dos portugueses observado ao longo dos últimos anos é um dos pontos positivos, em que Portugal compete bem com outros países, e que foi salientado hoje pelos diversos intervenientes na sessão de lançamento daquela plataforma que, no entanto, apontaram também a incapacidade que o país tem tido em travar estas saídas ou em atrair estas pessoas de volta.

Precisando que nas áreas de ciência, engenharia e matemática, as qualificações dos portugueses estão até já acima da média europeia, Nuno Amado, membro da Direção da BRP, salientou ser necessário criar condições para que as pessoas fiquem no país.

PUBLICIDADE

publicidade

A saída de quadros qualificados para o exterior foi também referida por Vítor Ribeirinho, sócio e presidente executivo da KPMG Portugal, que apontou a necessidade de “qualquer que seja o Governo”, ter de se fazer algo em relação aos jovens, para evitar que saiam do país.

Entre os vários indicadores de comparação que é possível consultar na plataforma, um deles aponta que Portugal ocupava em 2022 o 39.º lugar no ‘World Competitiviness Ranking’, tendo perdido 11 posições face a 2000 e situando-se atrás de países como a República Checa, Estónia ou Espanha.

No mesmo período, segundo os aqueles dados, a economia portuguesa cresceu, em média, cerca de 1% ao ano e o país gerou apenas mais 23% de riqueza acumulada – cerca de metade de Espanha.

“Nas últimas duas décadas, o conjunto dos oito países europeus que em 2000 tinham um PIB per capita próximo do português – Itália, Espanha, Grécia, República Checa, Polónia, Hungria, Eslováquia e Estónia -, cresceu quase três vezes mais”, refere a mesma informação.

Pedro Ginjeira do Nascimento, secretário-geral da BRP, espera que ao evidenciar a posição competitiva portuguesa, a associação possa “incentivar a discussão dos caminhos de diferenciação e crescimento, contribuir para um debate mais centrado nos factos e para um reforço do sentido de urgência para a transformação de Portugal”.

Sublinhando ser “óbvio” que a economia portuguesa precisa de crescer “muito mais” do que o observado nos últimos anos, Vasco de Mello afirmou que é possível inverter a situação de perda de competitividade da economia portuguesa – e com isso ter capacidade de retenção e atração de pessoas qualificadas – sendo que tal exigirá que se cresça uma média de 3,9% ao ano.

“Acreditamos que este é o momento certo para construir um futuro melhor”, afirmou.

Entre os indicadores comparativos que podem ser consultados na plataforma há vários sobre a ‘performance’ da economia, mas também outros sobre a taxa de pobreza, a remuneração média anual dos trabalhadores, a taxa de desemprego jovem, o nível de investimento em investigação e desenvolvimento, a taxa nominal e efetiva do imposto sobre o lucro das empresas (IRC) ou ainda a eficiência do Estado, a qualidade regulatória ou a corrupção.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE