O prazer de conduzir pode ser grandemente afetado pelas maneiras e pelo comportamento dos outros condutores na estrada, especialmente quando se está de visita a outro país e se pode não estar habituado à forma como as pessoas conduzem nesse país.
Um novo inquérito utilizou dados de clientes de quase 5000 condutores turistas para criar uma classificação dos países com os condutores mais educados – e Portugal ficou em quinto lugar.
A DiscoverCars.com inquiriu os seus próprios clientes para ver como os turistas classificavam a cortesia dos condutores em todo o mundo, de 1 a 10. Apenas foram tidas em conta as classificações de turistas estrangeiros e apenas os países que foram classificados 50 vezes ou mais foram incluídos no estudo.
PUBLICIDADE
A investigação também incluiu comentários de condutores turistas que estavam a visitar cada país. Um turista fez uma avaliação positiva dos condutores em Portugal, considerando-os “muito pacientes” e outro disse que se sentiu “calmo” a conduzir no país. No entanto, um condutor de França disse que, por vezes, “entrar na via rápida é complicado” em Portugal. Um condutor do Reino Unido aconselhou os seus colegas turistas: “Tenham sempre cuidado nas curvas porque os outros condutores gostam de cortar as esquinas. No entanto, estas críticas menos positivas não prejudicaram o elevado lugar de Portugal no ranking, com os turistas a classificarem os condutores portugueses com uma média de 8,54 em 10 pela sua cortesia.
Os resultados revelaram que o Chipre foi considerado o país mais educado, com uma classificação média de 8,83. A Nova Zelândia ficou em segundo lugar, com uma classificação de 8,77 pelos condutores turísticos. Em terceiro lugar, a Turquia obteve 8,73. Segue-se a Austrália, com uma classificação de 8,60. Em quinto lugar, Portugal obteve 8,54.
A Alemanha ficou em sexto lugar, com uma classificação de 8,45. As Ilhas Canárias obtiveram uma classificação de 8,31, seguidas da Espanha continental, que obteve uma classificação média de 8,29. A Polónia e as Maurícias ocupam conjuntamente o nono lugar, ambas com uma classificação de 8,25. Em décimo lugar, a Itália continental obteve 8,02.
Em contrapartida, os cinco países com as classificações mais baixas são os seguintes:
Com a pontuação mais baixa, a Sicília obteve uma classificação de 7,14, tal como o estado americano da Flórida. Em seguida, os Emirados Árabes Unidos obtiveram 7,80. Com uma pontuação ligeiramente superior, a França obteve 7,84 e, finalmente, Marrocos obteve 7,97.
Os turistas que visitaram os Emirados Árabes Unidos e a Sicília comentaram o excesso de velocidade a que assistiram e um turista que visitou a França comentou: “Eles não gostam de pessoas que conduzem devagar!”
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE