Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Portugal, Espanha e França comprometem-se a criar corredor ferroviário de mercadorias

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 17-10-2013

 Portugal, Espanha, França e a Comissão Europeia assinaram hoje uma declaração conjunta para a criação do Corredor Atlântico, que permitirá a circulação de comboios de mercadorias na rede ferroviária europeia.

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado dos Transportes, Infraestruturas e Comunicações adiantou hoje, em comunicado, que a declaração foi assinada hoje pelos Governos dos três países e pelo vice-presidente da Comissão Europeia Siim Kallas.

A criação do Corredor Atlântico vai “permitir a circulação de comboios de mercadorias, em bitola [distância entre carris] europeia e interoperáveis com o resto da rede ferroviária Europeia, desde a fachada Atlântica Portuguesa, ligando Sines, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Viseu e Guarda a França (Paris), com extensão à Alemanha (Manhheim), bem como ao resto da Europa através da interligação com os restantes corredores ferroviários de mercadorias transeuropeus”.

PUBLICIDADE

publicidade

A Secretaria de Estado refere que, para a concretização deste projeto, “será crucial a mobilização dos 26.000 milhões de euros de fundos comunitários previstos para o financiamento das Redes Transeuropeias de Transportes no período 2014-2020”.

O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, afirmou, citado no comunicado, que a declaração assinada hoje “garante que o investimento feito em Portugal terá como consequência a ligação a um corredor transeuropeu que facilitará a vida” aos cidadãos e às empresas, garantindo “maior competitividade aos bens e serviços portugueses”.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com