Coimbra

Portugal entre as melhores Marcas País do Mundo!  

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 04-09-2019

Portugal está entre as melhores Marcas País da Europa e do Mundo, segundo o Bloom Consulting Country Brand Ranking © 2019/2020.

PUBLICIDADE

No Turismo, subiu três posições até ao 7º lugar da tabela da Europa, a par de uma incrível ascensão de seis lugares até à 14ª posição mundial.

Já em Negócios, Portugal ascendeu uma posição até ao 12º lugar na classificação europeia e cinco posições até ao 25º lugar da tabela mundial.

PUBLICIDADE

publicidade

O Bloom Consulting Country Brand Ranking © avalia o desempenho e a atratividade da marca de quase 200 países e territórios nas vertentes de Turismo e Investimento, no biénio 2019/2020. Estas novas edições foram apresentadas no dia 3 de setembro, no evento City Nation Place – América Latina e Caraíbas, em San José, na Costa Rica.

O ciclo extremamente favorável que Portugal atravessa no que toca à atração de turistas é visível na estabilidade das receitas turísticas, no notável desempenho nas procuras online e na estratégia de marca nas redes sociais. Já em termos de investimento, teve uma notável prestação em todas as variáveis analisadas, com destaque para o aumento da procura online e dos valores médios de Investimento Direto Estrangeiro, bem como o elevado Rating CBS.

PUBLICIDADE

Mas o Bloom Consulting Country Brand Ranking © 2019/2020 não deixa margem para dúvidas: os Estados Unidos da América têm a Marca País mais forte do mundo em Turismo e em Investimento. Com receitas turísticas ímpares, valores históricos no World Bank Database e robustas pesquisas no Digital Demand – D2 ©, a hegemonia estadunidense ainda não encontrou um adversário à altura. No restante Top 10, foram cinco as Marcas País que conseguiram marcar presença em ambas as dimensões: Hong Kong, Reino Unido, Itália, França e Alemanha.

Depois de uma excecional prestação no anterior ranking de Turismo, a Ásia mostra-se agora em declínio, contando apenas com a ascensão surpresa de Hong Kong para o 2º lugar na tabela mundial e a brilhante subida do Japão para o 8º lugar. A Tailândia caiu inesperadamente para a 6ª posição, a China desceu seis posições para o 13º, Singapura quase abandonou o Top 15 e a Índia deslizou para o 18º lugar. Macau e Taiwan, respetivamente em 29º e 34º, foram as principais saídas do Top 25 global, contribuindo assim para a tendência negativa da Ásia.

Já a Europa viu destinos tradicionais como França e Alemanha perderem terreno, embora ainda dentro do Top 10 mundial, sendo ultrapassados pela Itália, que se instalou na 7ª posição. Apesar do Brexit, o Reino Unido prepara-se para reclamar um lugar no pódio, agora que alcançou um brilhante 4º lugar. Espanha, por sua vez, segurou a 3ª posição. Portugal e Croácia que ganham relevo internacional no Top 25, com muito mérito da sua estratégia de marca.

No que diz respeito à América, o México quase figurou no Top 10, subindo cinco posições até ao 11º lugar, embora apenas os Estados Unidos façam parte da lista vencedora. O Canadá perdeu terreno e abandonou o Top 15 para o 16º lugar. Apesar de não constar do Top 25 global, a Costa Rica ascendeu quatro patamares no ranking americano e passou a ser a 5ª marca mais influente no Turismo, ultrapassando o Peru. Contudo, a América Latina teve desempenhos mistos devido às quedas da Argentina, do Chile, do Uruguai e da Venezuela.

Por outro lado, a Oceania viu a Austrália segurar a 5ª posição mundial e a Nova Zelândia subiu seis posições até ao 25º lugar, pela primeira vez na história do Bloom Consulting Country Brand Ranking ©.

O Egito representa o grande regresso em África, seguido da África do Sul, que perdeu a liderança no continente.

Na edição de Negócios, o destaque vai para a Índia, que passou a ser vice-campeã da Ásia, e subiu cinco posições até ao 4º lugar mundial, estando agora à frente do Brasil, Hong Kong, França e Austrália.

Na Ásia, a China, que desceu bastante no Turismo, ascendeu ao 3º lugar em investimento e, em sentido contrário, Hong Kong, o vice-campeão do Turismo, decresceu cinco posições até ao 10º lugar. Singapura deixou o Top 10 e a Tailândia deu uma forte queda até ao 21º lugar, embora a Indonésia e a Malásia estejam a recuperar na classificação global, posicionando-se atualmente em 18º e 22º.

França e Alemanha tiveram uma boa prestação: o primeiro país ascendeu ao 6º lugar e o segundo conseguiu entrar no Top 10 mundial. O Reino Unido manteve o seu sólido 2º lugar. A Europa também viu a Holanda e a Irlanda seguirem em frente para o 12º e 13º lugares. Todavia, foi a Suíça que registou a melhor subida, de 13 posições até ao 20º. Portugal merece uma menção especial por ter conseguido figurar no Top 25 global, pela primeira vez no Bloom Consulting Country Brand Ranking.

A par dos Estados Unidos, o Brasil e o Canadá representam a América no Top 10 mundial, em 5º e 8º lugares, embora ambos não estejam a passar por uma boa fase em termos de captação de investimento estrangeiro. O México e a Colômbia marcam igualmente presença no Top 25, em 16º e 23º. O Panamá conseguiu entrar no Top 10 americano e o Equador alcançou o 15º lugar no mesmo ranking. Quase todas as nações das Caraíbas conseguiram melhorar o seu desempenho, com as Ilhas Caimão a serem as mais bem posicionadas regionalmente em 12º.

A Austrália manteve o seu 7º lugar global, mas ao contrário do ranking de Turismo, a Nova Zelândia não consta das 25 melhores marcas do mundo, estando agora em 42º. Não obstante, estes dois países lideram a Oceânia, em 1º e 2º lugar, respetivamente.

África manteve a África do Sul e a Nigéria na liderança do continente, mas não foi capaz de os guiar para além das 36º e 38º posições globais. Apesar do Egito ser uma Marca País forte em Turismo, apenas alcançou o 3º lugar no ranking de Negócios regional, ultrapassando Marrocos. No entanto, a Etiópia é o nome a decorar nesta edição de investimento devido à sua ascensão até ao 7º lugar, podendo ser a próxima Marca País emergente no continente e no mundo.

Consulte o ranking completo aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Metodologia

Bloom Consulting Country Brand Ranking © é um estudo bianual desenvolvido pela Bloom Consulting, baseado num algoritmo proprietário, que combina quatro variáveis chave para analisar o sucesso de Marcas de Países e Territórios, bem como a sua prestação nos últimos cinco anos. As variáveis do ranking têm em consideração o desempenho económico, as pesquisas proativas nos motores de busca (medidas pela ferramenta Digital Demand – D2 ©), a sua prestação online (redes sociais e websites) e, ainda, o seu desempenho digital, de modo a apresentar uma avaliação de marca precisa e objetiva.

 

Os resultados do Bloom Consulting Country Brand Ranking© não só medem as perceções e o apelo de uma Marca País nas dimensões de Turismo e de Negócios, como também classifica o desempenho da Marca País de uma forma tangível e realista. A edição 2019/2020 inclui 198 Marcas País únicas no ranking do Turismo e 194 no Investimento.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE