Portugal

Portugal é o terceiro país com mais peregrinos com inscrição finalizada na JMJ

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 31-05-2023

Portugal é o terceiro país em que mais peregrinos finalizaram a sua inscrição na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza entre 01 e 06 de agosto em Lisboa, revelou hoje, dia 31 de maio, a Fundação JMJ.

PUBLICIDADE

Numa nota de imprensa, a Fundação JMJ informa que em Portugal finalizaram a sua inscrição 19.350 peregrinos.

Na primeira posição encontra-se a Espanha, com 39.777 inscritos, seguindo-se a Itália com 32.369.

PUBLICIDADE

Com mais de 9 mil inscrições completas figuram a França e a Polónia, enquanto os Estados Unidos da América contabilizam 5.807.

Quando faltam dois meses para o arranque da Jornada Mundial da Juventude, considerado o maior evento da Igreja Católica e para o qual são esperados mais de um milhão de jovens em Lisboa, a Fundação JMJ indicou que já há cerca de 600 mil peregrinos pré-inscritos, 400 mil na fase 2 de inscrição e 200 mil com inscrição completa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Contando com representantes de 184 países, “neste momento, os números da JMJ Lisboa 2023 estão mesmo acima das curvas registadas em anteriores jornadas em idêntica fase de preparação do encontro”, sublinhou.

Para o maior encontro internacional de jovens com o Papa, até ao momento, “já se registaram 20.605 pessoas [voluntários], dos quais 363 são voluntários exclusivos para a área da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e estudantes finalistas de medicina e enfermagem”.

No que toca a famílias de acolhimento, as paróquias das dioceses de acolhimento – Lisboa, Setúbal e Santarém – têm inscritas “cerca de 6 mil famílias”.

Para o alojamento coletivo dos peregrinos, “a Fundação JMJ Lisboa 2023 tem até ao momento 400 mil espaços nas dioceses de acolhimento e está ainda em negociações para a assinatura de protocolos com câmaras e outras entidades municipais nestas localidades”.

Os peregrinos que participarem na JMJ “vão ser apoiados por uma rede de alimentação que, com o apoio da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), conta até ao momento com mais de mil estabelecimentos parceiros, que vão disponibilizar mais de 2 milhões de refeições”.

Segundo a Fundação da JMJ, para além dos eventos centrais, de 01 a 6 de agosto terão ainda lugar diversas iniciativas, nomeadamente 201 intervenções, entre as quais se contam eventos de música, conferências, exposições, teatro, dança, cinema e torneios desportivos.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a edição da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 01 e 06 de agosto deste ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE