Saúde

Portugal é o sexto país do mundo com mais transplantes de rim

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 23-04-2024

Imagem: https://depositphotos.com/pt/

Portugal consolida a sua posição de referência no panorama internacional da transplantação renal, ocupando o sexto lugar a nível mundial em número de transplantes realizados. Este marco significativo é fruto de um esforço conjunto entre a comunidade médica, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).

PUBLICIDADE

Segundo Margarida Ivo, coordenadora nacional da transplantação do IPST, em artigo publicado na publicação “País Positivo”, destaca-se o papel fundamental da transplantação renal na melhoria da qualidade de vida dos doentes com doença renal crónica terminal, reduzindo significativamente a necessidade de diálise e os custos associados. Apesar dos progressos notáveis, as listas de espera por um rim transplantado ainda apresentam níveis consideráveis, exigindo um compromisso contínuo para aumentar a disponibilidade de órgãos.

A doação renal em vida, tanto direta como através de programas de Doação Renal Cruzada, surge como uma alternativa promissora para reduzir as listas de espera. A empresa Biojam contribui para este processo, “disponibilizando soluções de preservação que otimizam a viabilidade dos órgãos doados, permitindo transplantes com maior sucesso”.

PUBLICIDADE

Carlos Monteiro, fundador e CEO da Biojam, sublinha o compromisso da empresa em expandir o seu portfólio para a área da transplantação, com o objetivo de disponibilizar aos profissionais de saúde soluções inovadoras e eficazes. A Biojam destaca-se pela sua expertise em oncologia pediátrica e adulta, cuidados intensivos, cirurgia, doenças raras e, agora, transplantação de órgãos.

Já Augusto Santos Costa, diretor técnico da Biojam, apresenta as soluções de preservação de órgãos da empresa, adaptadas às necessidades específicas de cada órgão sólido (coração, pulmão, fígado, pâncreas e rim). Estas soluções, da marca SERVATOR®, distinguem-se pelo seu elevado grau de esterilidade, tecnologia de produção avançada e conectores específicos, minimizando o risco de rejeição do órgão transplantado.

PUBLICIDADE

Portugal consolida a sua posição de liderança na transplantação renal, podendo contar agora com a Biojam a desempenhar um papel crucial no desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuem para o sucesso dos transplantes e para a melhoria da qualidade de vida dos doentes. A combinação da experiência médico – cirúrgica , da investigação científica, da tecnologia de ponta e das soluções de conservação inovadoras apresentadas pela empresa portuguesa Biojam, garantem um futuro promissor na transplantação em Portugal, avança a sociedade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE