Coimbra

Portugal dos Pequenitos recebe casa das Aldeias do Xisto

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 28-05-2015

O Portugal dos Pequenitos acolhe uma nova casinha tradicional, construída pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, que vai enriquecer o conjunto de casinhas regionais deste parque temático. A inauguração tem lugar no dia 8 de junho, data em que se comemoram os 75 anos do Portugal dos Pequenitos.

PUBLICIDADE

xisto

O espaço alusivo à casa de xisto pretende transmitir um conceito de “aldeia”, que é constituído por uma réplica de uma casa típica das aldeias do xisto da Lousã e por uma segunda construção em xisto, composta por pequenos socalcos com plantas autóctones, criando um subespaço lúdico e didático. O espaço é completado com uma tela com fibras coloridas, evocando as artes e ofícios característicos da região, como é o caso da tecelagem. Esta nova área vai permitir aos visitantes descobrir a cenografia das aldeias, evocando também as relações que estabelecem com a envolvente natural onde se inserem, numa escala que convida miúdos e graúdos para o imaginário das aldeias do xisto.

PUBLICIDADE

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR, que congrega mais de 200 agentes públicos e privados, dos quais 19 municípios, unidos por valores e objetivos comuns em torno da gestão partilhada desta marca territorial. Ao longo dos últimos anos, segundo Paulo Fernandes, presidente da ADXTUR, “esta convergência de vontades possibilitou a recuperação dos 27 núcleos urbanos que compõem a rede das Aldeias do Xisto, bem como a melhoria da qualidade de vida das suas populações e a criação de uma nova base económica com foco no sector turístico e alicerçada na reabilitação urbana, na recuperação das tradições, na dinamização das artes e ofícios tradicionais, na valorização dos produtos agroalimentares locais e no aproveitamento das amenidades ambientais”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE