Saúde

Portugal deita ao lixo 3,5 milhões de vacinas contra a Covid-19

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 12 meses atrás em 08-05-2023

Portugal deitou ao lixo 3,5 milhões de vacinas contra a Covid-19. A União Europeia está a renegociar contratos com farmacêuticas para reduzir encomendas e alargar prazos de entrega. Portugal fez 14 contratos com seis fornecedores de vacinas.

PUBLICIDADE

Já foram deitadas ao lixo cerca de 3,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, segundo a notícia do Jornal Público.

A normalização da situação epidemiológica faz com que a maioria dos países da Europa não saiba o que fazer com as milhões de doses encomendadas no pico da pandemia e que estão perto de expirar a validade.

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde adianta, a pedido do Público, que entre 2020 e 2023, Portugal fez 14 contratos com seis fornecedores de vacinas. Foram entregues cerca de 40 milhões de 61,7 milhões de doses encomendadas, lê-se na notícia.

A OMS declarou oficialmente, na sexta-feira, dia 6 de maio, o fim da pandemia. Algo que estava em vigor desde 11 de março de 2020.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que, em Portugal, os primeiros casos foram diagnosticados a 2 de março de 2020 e, duas semanas depois, o país entrava no seu primeiro estado de emergência.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE