Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Portugal com Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo na qualificação para o Euro2020

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 02-12-2018
 
A seleção portuguesa de futebol, atual campeã europeia, vai defrontar Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo no Grupo B da fase de qualificação para o Euro2020, ditou o sorteio, hoje realizado em Dublin.

Por ter vencido o seu grupo na Liga das Nações, Portugal ficou integrado num dos quatro grupos com cinco equipas, num apuramento em que os dois primeiros de cada ‘poule’ garantem a presença na fase final.

PUBLICIDADE

A qualificação do Euro2020 realiza-se entre 21 de março e 19 de novembro de 2019, com as últimas quatro vagas a serem decididas num ‘play-off’, entre 26 e 31 de março de 2020, entre os vencedores dos agrupamentos da Liga das Nações, nos quais se inclui Portugal, se não conseguirem o apuramento direto. No caso de conseguirem, as vagas nos ‘play-offs’ serão ocupadas por ordem da classificação na Liga das Nações.

O selecionador Fernando Santos recusou hoje o favoritismo de Portugal, campeão da Europa, na qualificação para o Euro2020 de futebol, assumindo que terá de disputar com a Ucrânia e Sérvia pelos dois lugares de acesso.

PUBLICIDADE

publicidade

À saída do sorteio realizado hoje em Dublin, que determinou a Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo como os quatro adversários da seleção portuguesa no Grupo B na fase de qualificação para o campeonato da Europa, Santos disse que “os títulos não dão nada às equipas”.

“Os jogos é que vão mostrar se temos capacidade ou não”, afirmou.

PUBLICIDADE

Fernando Santos rejeitou ser “cauteloso” na análise, mas também não quer ser “eufórico nem dramático”, preferindo dizer que Portugal é apenas um candidato à qualificação.

“Tenho um grande respeito por todas as equipas, mas não tenho medo de defrontar nenhuma. Não vivo é nesse clima de euforia ou pessimismo. Assumo com naturalidade aquilo que Portugal tem de fazer, somos candidatos, queremos estar na fase final do Campeonato da Europa de 2020 e queremos revalidar o título. Daí a poder dizer que somos favoritos, não somos”, vincou.

Relativizando o resultado do sorteio, o selecionador admitiu que, “à partida, no plano puramente teórico, há três equipas para dois lugares: Portugal, Ucrânia e a Sérvia”, acrescentando que não se pode esquecer de Lituânia e Luxemburgo, equipas pelas quais se tem “de ter um grande respeito”.

Fernando Santos lembrou que Ucrânia e Sérvia subiram de divisão na Liga das Nações e que na próxima edição estarão no primeiro escalão.

Em termos de historial, Portugal registou um empate e uma derrota frente à Ucrânia, “jogos sempre muito difíceis, uma equipa sempre com grande qualidade”, e defrontou a Sérvia no apuramento para o campeonato da Europa de 2016.

“É campeã do mundo de sub-20, muitos jogadores novos, muita qualidade”, descreveu o selecionador.

Quanto à Lituânia, Portugal só defrontou em jogos particulares, mas Santos lembrou que encontrou a equipa quando comandava a equipa nacional grega, e alertou que pode criar dificuldades, sobretudo nos jogos em casa.

Por fim, o Luxemburgo “tem aquele clima natural dos nossos emigrantes” – “Aí vamos ter muito apoio”.

“O Luxemburgo tem estado a subir muito. Se analisarmos os jogos que fez nesta Liga das Nações, foram excelentes jogos, sempre muito difíceis para os seus adversários”, avisou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com