Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Portugal com os olhos nos “play-offs” e o pensamento na Rússia

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 09-10-2013

Portugal vai receber Israel e Luxemburgo com uma réstia de esperança na qualificação direta para o Mundial de futebol de 2014, mas ainda sem ter assegurado um lugar nos “play-offs” de acesso à fase final.

PUBLICIDADE

A seleção lusa defronta a congénere israelita na sexta-feira, em Lisboa, e a luxemburguesa na terça-feira, em Coimbra, nos últimos jogos do Grupo F europeu de apuramento, liderado pela Rússia, um ponto à frente de Portugal, ainda à espera de um deslize alheio para obter um “bilhete” direto para o Brasil.

Apesar de a equipa russa disputar os dois derradeiros jogos fora, Luxemburgo e Azerbaijão não parecem capazes de fazer tropeçar o “onze” de Fabio Capello, sendo que a seleção orientada por Paulo Bento ainda terá de confirmar o segundo lugar.

PUBLICIDADE

publicidade

Para isso, basta um empate com Israel, frente à qual só evitou a derrota há menos de sete meses, graças a um golo afortunado de Fábio Coentrão aos 90+3 minutos, que fixou o 3-3 final, num jogo que, aos 70 minutos, os locais venciam por 3-1.

Em Alvalade, Paulo Bento vai estar privado de vários titulares, em especial no setor defensivo, sendo que não tem nenhum dos laterais, face ao castigo do “herói” de Telavive e à lesão do totalista João Pereira. Com Miguel Lopes também lesionado, o selecionador chamou os estreantes Cédric e André Almeida.

PUBLICIDADE

Quanto ao centro da defesa, falta o “goleador” Bruno Alves (soma os mesmo quatro golos de Cristiano Ronaldo na fase de apuramento), dispensado por lesão, mas Luís Neto já deu mostras que é um substituto à altura.

Na frente, o extremo Vieirinha, a solução encontrada pelo treinador para colmatar as intermitências – físicas e exibicionais – de Nani, também está lesionado e o ponta-de-lança Hélder Postiga, o melhor marcador luso na fase de qualificação, com cinco golos, cumpre um jogo de suspensão. Pode regressar frente ao Luxemburgo, tal como Fábio Coentrão.

As “baixas” no setor atacante assumem, ainda assim, uma importância relativa, pois a há Cristiano Ronaldo, autor de 43 golos e motivadíssimo na perseguição ao recordista Pauleta (47), depois de ter ultrapassado os 41 remates certeiros Eusébio com um “hat-trick” no último jogo, na Irlanda do Norte.

A seleção israelita necessitava de inverter drasticamente a perspetiva histórica para evitar que Portugal ficasse desde já com os dois pés na antecâmara do Mundial, pois perdeu nas três anteriores deslocações a Portugal, apresentando um saldo negativo de 7-1 entre golos marcados e sofridos.

Por seu lado, o Luxemburgo foi sempre um adversário simpático, tendo saído derrotado nas seis vezes que jogou em Portugal e sofrido 23 golos, sem nenhum marcado, mas, na primeira “volta”, esteva a vencer e só perdeu por 2-1.

Portugal defronta Israel na sexta-feira, às 20:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, com arbitragem do norueguês Tom Harald Hagen, e, na terça-feira, pelas 18:00, recebe o Luxemburgo no Estádio Cidade de Coimbra, num encontro que será dirigido pelo árbitro turco Bülent Yildirim.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com