Vamos

Portugal apurado para a final do Festival Eurovisão da Canção

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-05-2022

Portugal, com “Saudade, Saudade” de Maro, e a Ucrânia, com “Stefania” da Kalush Orchestra, foram dois dos dez países selecionados hoje para passarem à final do 66.º Festival Eurovisão da Canção, marcada para sábado em Turim, Itália.

PUBLICIDADE

Na primeira semifinal do concurso, que decorreu também em Turim, foram ainda selecionados para passar à final: Suíça (“Boys do cry”, Marius Bear), Arménia (“Snap”, Rosa Linn), Islândia (“Með hækkandi sól”, Systur), Lituânia (“Sentimentai”, Monika Liu), Noruega (“Give that wolf a banana”, Subwoolfer), Grécia (“Die together”, Amanda Georgiadi Tenfjord), Moldova (“Trenuleţul”, Zdob şi Zdub & Advahov Brothers) e Países Baixos (“De Diepte”, S10).

Eram 17 os países a competirem hoje por dez lugares na final do concurso. De fora ficaram Albânia, Letónia, Eslovénia, Bulgária, Croácia, Dinamarca e Áustria.

PUBLICIDADE

publicidade

Hoje foram ainda apresentados os temas de França e Itália, países que têm entrada direta na final.

Portugal é representado no concurso por Maro, que venceu em março o Festival da Canção com “Saudade Saudade”. Hoje, Maro atuou acompanhada por um coro feminino, tal como o tinha feito na final do Festival da Canção, que integra Beatriz Fonseca, Beatriz Pessoa, Carolina Leite, Diana Castro e Milhanas.

PUBLICIDADE

A segunda semifinal do 66.º Festival Eurovisão da Canção está marcada para quinta-feira.

Nesse dia competem 18 países: Finlândia, Israel, Sérvia, Azerbaijão, Geórgia, Malta, São Marino, Austrália, Chipre, Irlanda, Macedónia do Norte, Estónia, Roménia, Polónia, Montenegro, Bélgica, Suécia e República Checa.

A final será disputada por 25 países, os dez escolhidos na primeira semifinal, outros dez escolhidos na segunda e os chamados ‘Big Five’ (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e o país anfitrião, Itália).

De acordo com a média de várias casas de apostas, calculada pelo ‘site’ eurovisionworld.com, especializado no concurso, o tema da Ucrânia é, há várias semanas, o favorito para vencer o concurso.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE