Coimbra

Porto de Vacas na Pampilhosa da Serra recebe caminhada interpretativa de combate às plantas invasoras  

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-06-2021

O PR6 – Caminho do Xisto de Porto de Vacas, recebe, no próximo sábado, dia 12 de junho, a Caminhada Interpretativa “Combate às Plantas Invasoras”. A atividade está inserida no projeto de educação ambiental Descobrir e Valorizar o Açor, sendo a primeira aberta ao público em geral.  

PUBLICIDADE

A caminhada, ao longo de cerca de sete quilómetros em formato circular, contará com o acompanhamento de Luiz Alves, investigador do departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra, que ajudará a identificar e a caraterizar os vários tipos de plantas e vegetação, sendo que, no caso das plantas invasoras, será ainda explicado o respetivo processo de neutralização.  

Recorde-se que o programa Descobrir e Valoriza o Açor, que começou no dia 24 de maio, assenta numa estratégia de educação ambiental municipal, baseada na adaptação às alterações climáticas, na gestão das áreas protegidas e classificadas, na valorização dos territórios do Interior e na diversificação e qualificação da oferta turística. A iniciativa prevê uma abordagem complementar, de articulação do calendário entre a população residente, operadores turísticos, técnicos da autarquia, decisores políticos e turistas/visitantes, que concede à estratégia uma dimensão transversal de relevo, sobretudo devido à importância do sistema turístico na criação de valor para a economia local, mas também na projeção da imagem do território.  

PUBLICIDADE

O programa é dinamizado em estreita articulação com o Plano de Ação e Estratégia do consórcio do Provere iNature – entidade que também cofinancia o projeto -, e será um importante ponto de partida não só para difundir conhecimento e consciencializar a sociedade, mas também para dar a conhecer ferramentas úteis para a valorização do território e dos seus ativos diferenciadores.  

As inscrições são gratuitas, mas limitadas a um máximo de 20 pessoas.  

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE