A aldeia de Fajão, na Pampilhosa da Serra, recebe nos dias 24, 25 e 26 conjunto de experiências que “abrirão as portas do céu”.
A Câmara da Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, anunciou hoje que nesse fim de semana, “à luz das estrelas, será possível viajar pelo céu estrelado, através do contributo de diversas ações de diferentes projetos, com o intuito de despertar a curiosidade e o imaginário, estimular o usufruto turístico e provocar novas relações científicas, estratégicas e emocionais com o céu noturno, a partir deste território”.
PUBLICIDADE
“Através do projeto ‘Portas do Céu’, os Municípios de Pampilhosa da Serra, Arganil e Góis, unem esforços para projetar este ativo que, apesar de aparentemente desconhecido, desperta a curiosidade e capta a atenção de cada vez mais pessoas em todo o mundo”, referiu a Câmara.
O projeto, de acordo com a Câmara, “culmina agora com uma jornada noturna de celebração das múltiplas relações – técnicas, artísticas, científicas ou emocionais – com o céu, no topo da Serra do Açor, num fim de semana ao qual se vão juntar outras Entidades e Projetos”.
“Nesse sentido, está previsto um programa que contempla um conjunto de iniciativas à luz das estrelas, como a apresentação do estado do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto, a Inauguração da Exposição Project@X – Viagem à Luz das Estrelas, na sequência de uma parceria entre as Aldeias do Xisto e o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, e ainda viagens pelo céu noturno, guiadas pelas mãos de astrónomos de referência nacional e internacional”.
Haverá atuações da Associação Filarmómica Barrilense, do grupo Kabeção e ainda do maestro Rui Massena, que, em Fajão, no dia 24, e em Arganil, no dia seguinte, “promete aproximar os espetadores de um mundo infindo e enigmático, mas simultaneamente mágico e fascinante”.
PUBLICIDADE