Coimbra

Portal das bibliotecas de Penacova permite aos leitores acesso a catálogo único

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 29-10-2013

O portal da Rede de Bibliotecas de Penacova, que vai ser apresentado na quarta-feira, permite a 2.400 leitores o acesso a um catálogo comum às quatro bibliotecas do concelho.

PUBLICIDADE

Apoiado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o portal deverá promover “a rentabilização de recursos locais e nacionais”, melhorando o funcionamento das quatro bibliotecas de Penacova que integram a iniciativa.

“Queremos articular e potenciar os projetos locais, com o objetivo de captar leitores”, disse hoje à agência Lusa a coordenadora interconcelhia da RBE do Ministério da Educação, Ana Cabral, cuja área de intervenção abrange 11 municípios da Região Centro, incluindo Penacova.

PUBLICIDADE

publicidade

Ana Cabral adiantou que o portal entra em funcionamento na quarta-feira de manhã, facilitando a pesquisa do catálogo e a reserva de obras (para já, livros e DVD, mas também CD numa fase posterior) aos 800 utentes da Biblioteca Municipal, a que se juntam os 1.600 leitores das três bibliotecas escolares.

“Ainda vamos fazer alguns ajustes ao portal”, disse, por seu turno, a bibliotecária da Biblioteca Municipal, Paula Silva, indicando que “já estão disponíveis cerca de 10 mil documentos em linha.

PUBLICIDADE

O lançamento do portal decorrerá no âmbito do Encontro de Bibliotecas do Distrito de Coimbra – II Partilhar para Crescer, uma iniciativa conjunta da Biblioteca Municipal, Rede de Bibliotecas de Penacova, RBE e Direção Geral do Livro e das Bibliotecas, que começa às 10:00, com a participação de diversos especialistas.

Paula Silva revelou que o projeto inclui a emissão de um cartão único de utentes das quatros bibliotecas locais: Biblioteca Municipal, Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas António José de Almeida, Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Penacova e Biblioteca Escolar da Escola Básica Integrada de São Pedro de Alva.

Os responsáveis do portal pretendem vir a assegurar a adesão da biblioteca da Escola Profissional Beira Aguieira.

“Estamos a criar uma bateria de recursos digitais para seduzir os jovens leitores”, salientou Ana Cabral.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE