Brisa aumenta portagens e promete melhorar autoestradas

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 29-12-2017

As portagens na autoestrada Lisboa-Porto (A1), da rede Brisa, vão subir 45 cêntimos a partir de 01 de janeiro para a classe 1, sendo este o maior aumento registado na atualização feita pela empresa, que afeta 26% dos troços.

PUBLICIDADE

Em causa está o “novo tarifário de portagem” na rede de autoestradas da Brisa Concessão Rodoviária, informa a empresa em comunicado hoje divulgado, apontando que, no caso da A2, que liga ao Lisboa ao Algarve, e da A6, entre Marateca e Caia, o aumento é de 25 cêntimos.

O quarto maior aumento verifica-se na A3, que liga o Porto a Valença, de 20 cêntimos.

PUBLICIDADE

publicidade

A nível urbano registam-se subidas de cinco cêntimos nas portagens entre a A9 e a CREL, no sublanço entre Alverca (A1/A9) e Vila Franca de Xira II, pertencente à A1, e na A4, que liga Porto a Amarante, ainda segundo os cálculos feitos pela Brisa para a classe 1.

De acordo com a empresa, “apenas 28 das 93 [26%] das taxas de portagem serão atualizadas para a classe 1”, que abrange os motociclos e os veículos com altura inferior a 1,1 metros.

PUBLICIDADE

“É relevante salientar que, para a maioria dos principais percursos, o impacto das atualizações é mínimo”, nota a Brisa.

O valor médio de atualização tarifária é de 1,47% e tem como referência a taxa de inflação homóloga no continente que, excluindo habitação, se fixou em 1,42% em outubro.

O método de atualização das portagens inclui um mecanismo de arredondamento das taxas para o múltiplo de cinco cêntimos mais próximo. Ou seja, se os aumentos forem inferiores a 2,5 cêntimos, a portagem manter-se-á inalterada. No entanto, se o aumento for superior a 2,5 cêntimos, há um arredondamento automático para cinco cêntimos.

A Brisa ressalva que tanto existem “casos de taxas de portagem que apresentam uma variação inferior à média ou mesmo nula”, como situações em que “as taxas de portagem apresentam uma variação superior à média por não terem sido objeto de atualização em anos anteriores”.

Em 2017, a atualização nas taxas de portagem das autoestradas nacionais tinha abrangido 26% dos troços das vias onde há cobrança aos utilizadores.

Na nota hoje enviada à imprensa, a Brisa dá ainda conta de que prevê investir cerca de 64 milhões de euros no próximo ano, uma subida de 10% em comparação com este ano e que se destina “à realização de obras para melhoria dos níveis de serviço prestado, ao nível da segurança e conforto de quem viaja nas autoestradas”.

A empresa destaca empreitadas como o alargamento da A4, que liga Porto a Amarante, adicionando um troço entre Águas Santas (A3/A4) e Ermesinde, e a reparação dos pavimentos nos sublanços entre Leiria e Pombal (A1), Coimbra Norte (A1/A14) e Mealhada (A1) e Almada e Fogueteiro (A2).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE