Economia

Portagens devem aumentar 1,94% em 2024 em linha com inflação

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 13-11-2023

O preço das portagens das autoestradas deverão subir 1,94% em 2024, em linha com o valor da inflação homóloga sem habitação, registado em outubro e hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

PUBLICIDADE

A fórmula que estabelece a forma como é calculado o aumento do preço das portagens em cada ano está prevista no decreto-lei n.º 294/97 e estabelece que a variação a praticar em cada ano tem como referência a taxa de inflação homóloga sem habitação no continente verificada no último mês para o qual haja dados disponíveis antes de 15 de novembro, data-limite para os concessionários comunicarem ao Governo as suas propostas de preços para o ano seguinte.

De acordo com os dados divulgados hoje pelo INE, aquele referencial de inflação situou-se em 1,94%.

PUBLICIDADE

No ano passado, a evolução homóloga, sem habitação, no continente superou os 10%, valor que levou o Governo a negociar com as concessionárias uma solução que resultou numa subida do preço das portagens em 2023 de 4,9%.

Na ocasião, o então ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos, precisou que além dos 4,9% de aumento suportado pelos utilizadores das autoestradas, uma parte (2,8%) foram da responsabilidade do Estado e sendo o remanescente “até 9,5% ou 10,5%” suportado “pelas concessionárias”.

PUBLICIDADE

publicidade

A solução encontrada há cerca de um ano prevê, como compensação do aumento em 2023 ter sido limitado a 4,9%, que as concessionárias podem, nos quatro anos seguintes, aumentar em mais 0,1% o valor de atualização das portagens que decorre dos respetivos contratos de concessão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE