Coimbra

Porta-voz do BE destaca diversidade de propostas e critica boletins de voto extensos

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 18-01-2026

O porta-voz do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza, exerceu esta manhã, 18 de janeiro, o seu direito de voto na Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra.

“Não muda rigorosamente nada, mas é sempre muito bonito ver muita gente a votar. Fico muito satisfeito, até emocionado com esta circunstância”, afirmou. Pureza sublinhou os seus dois desejos para o dia: “Que muita gente vote e que todos o façam em plena consciência. Se a democracia foi feita para podermos escolher quem nos representa, é votando que a defendemos melhor.”

Sobre a campanha presidencial, que se prolongou nos últimos meses, Pureza considerou que a diversidade de propostas contribui para reduzir a abstenção: “Não creio que seja por falta de diversidade de posições que haverá abstenção. Espero que a variedade de ideias mobilize os eleitores.”

PUBLICIDADE

Quanto ao processo de votação, o porta-voz garantiu que decorreu de forma célere: “Tinha quatro pessoas à minha frente. Aguardei como tinha que aguardar e funcionou tudo muitíssimo bem. Este é um dos traços mais importantes destes dias: a dedicação de quem está nas mesas eleitorais enaltece a democracia.”

Em direto para o Notícias de Coimbra, comentou ainda sobre a organização dos boletins de voto: “O boletim estava demasiado extenso. Com 11 candidatos, indicavam-se 14, o que pode induzir em erro. Qualquer ajuste necessário na lei deve ser feito para evitar estas situações futuras, que não são boas para a democracia.”

O porta-voz concluiu reforçando a importância de votar de forma consciente e de participar ativamente no processo democrático.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE