Região

Porta da Traição anima Feira Medieval de Penela há 13 anos

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 27-05-2023

Penela vestiu-se a rigor para a 27ª Feira Medieval. É como se o tempo tivesse parado e voltássemos a viver junto de reis e rainhas, nobres e burgueses, trovadores, taberneiros e artesãos que habitavam o Castelo de Penela, proporcionando aos que visitam um conjunto de recriações históricas e de animações ao vivo, alusivas à época.

PUBLICIDADE

A música de inspiração medieval trazida pelo Grupo Porta da Traição e outros parceiros nesta edição invade os recantos deste espaço e anima quem está sentado a deliciar-se com um repasto alusivo à época ou simplemente a beber uma caneca de vinho.

O grupo é desta vila do distrito de Coimbra e junta Carlos Sousa, Rui Fernandes, João Mendes e Paulo Fernandes que tocam música de inspiração medieval.

PUBLICIDADE

A primeira atuação dos quatro amigos aconteceu precisamente na “Feira Medieval há 13 anos”, diz Carlos Sousa, reconhecendo: “esta é a nossa feira, nós trabalhamos para este evento, é o nosso ninho”.

O Grupo já faz certames medievais de norte a sul do país, mas “este é especial”, conta.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta edição do evento assume, uma vez mais, uma vertente lúdico-pedagógica , com vários quadros medievais, protagonizados por artesãos ao vivo, comerciantes, tasquinhas e múltiplas representações históricas com saltimbancos, malabaristas, torneios, cortejos de armas, danças e muita música.

No mercado medieval encontramos o chouriço tradicional de Sicó, feito pelas mãos de Susana Lourenço de Pombal. “Leva pá e barriga de porco e é fumado em lenha de oliveira e azinho”, explica a comerciante.

Mais à frente encontramos a Tenda da Vivi, com as suas cartas do baralho cigano e pronta para dar algumas dicas para a vida de quem vai passando no arruamento principal do Castelo de Penela.

Mais uns metros a frente está a Fátima Scherer com os seus produtos em couro. Trajada a rigor, lá vai dizendo que começou a fazer feiras em Portugal o ano passado em Penela e por isso “esta é especial”. Esta mulher que vive em Porto de Mós começou a trabalhar em couro há 25 anos na Alemanha.

Petiscos medievais, produtos aromáticos, bijuteria, artesanato, couro, brasões de família, brinquedos medievais, são alguns dos artigos que encontra no mercado medieval distribuídos pelo Castelo de Penela.

Este sábado, 27 de maio, não falta “comeres e beberes com sabores de antanho”, “folguedo nas tabernas de beberes fartos e “bailias pelo povo”, “lendas de magia para os infantes”, “danças mouriscas” e “teatro assombrado”, entre outros momentos nas áreas da leitura, música e teatro popular, estando previsto para as 20 horas, “fartos manjares, petiscos e beberes nas tabernas”.

No domingo, a Feira Medieval reabre ao meio-dia com mais realizações, incluindo “folguedos com as gentes do burgo”, “cortejo, leitura da carta da feira e bênção das gentes” e “comeres tradicionais e beberes de mão-cheia nas tabernas”, seguidas de algumas das atividades do primeiro dia, entre outras.

Às 19h30, é celebrado o “rito de encerramento dos festejos e folguedos”, antes da “selagem das pipas”, às 20 horas. Recorde-se que os visitantes deste evento podem ainda provar alguns dos pratos servidos por cinco restaurantes do concelho no âmbito da Semana Gastronómica da Caça.

A iniciativa, promovida pela autarquia local,pretende ser “um verdadeiro momento de cooperação e articulação entre a escola e a comunidade”, refere o presidente da Câmara, adiantando que haverá novidades na edição do próximo ano. “Poderá ter mais um dia o evento que será expandido à requalificada Praça do Munícipio”.

(Em atualização)

Veja os diretos:

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE