Entrar de férias e, num piscar de olhos, já estar de volta ao trabalho é uma sensação familiar para muitos.
Um estudo publicado no Journal of Consumer Psychology confirma que essa impressão de que o tempo passa rápido durante momentos divertidos é, na verdade, bastante comum.
A pesquisa envolveu 510 participantes que responderam a questões sobre feriados, viagens e eventos aguardados, como o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. O estudo concluiu que quanto mais ansiamos por um evento, mais longe ele nos parece e mais curta é a sua duração percebida. Cerca de metade das pessoas que planeavam passar um fim de semana fora sentiu que a viagem ia acabar mesmo antes de começar.
PUBLICIDADE
O estudo explica que essa sensação surge da combinação de dois fatores: o desejo intenso por momentos positivos faz com que a antecipação pareça longa, enquanto a percepção de que eventos divertidos passam rápido faz com que a experiência pareça curta.
No entanto, os investigadores apontam que existe um truque simples para prolongar a sensação de férias: focar-se na duração objetiva do evento, e não apenas na sensação subjetiva de tempo.
“Pode parecer trivial, mas frequentemente dependemos dos nossos sentimentos – não das medidas de tempo objetivas – quando avaliamos quanto dura um período de tempo e como melhor o aproveitar”, afirma Selin Malkoc, co-autora do estudo. “Quando anteciparem coisas como férias, é importante lembrarem-se de quantos dias vão durar. Vão aproveitar mais a experiência.”
A recomendação é simples: ao planear férias ou outros eventos positivos, concentrar-se na duração real pode aumentar a satisfação e prolongar a sensação de prazer.
PUBLICIDADE