Saúde

Porque o medo se enfrenta melhor de mão dada

António Alves | 1 hora atrás em 06-10-2025

Caminhada decorre em sete concelhos da região Centro.

“Outubro Rosa: Pequenos Passos, Grandes Gestos” é o mote para a realização no próximo sábado, 11 de outubro, de uma caminhada em sete concelhos a partir das 15:00.

Coimbra é um dos locais, a que se juntam Aveiro, Castelo Branco, Covilhã, Leiria, Viseu e Guarda. Nesta cidade, o ponto de partida é a Praça da República terminando no jardim junto ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

PUBLICIDADE

Promovidas pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro (NRC-LPCC), estas iniciativas têm como objetivo “desmistificar e tirar o medo de doença”, referiu ao NDC o presidente Vítor Rodrigues.

De acordo com o responsável e voluntário, “se nós retirarmos a parte não necessária do medo, nós conseguimos que as pessoas vão mais cedo fazer o diagnóstico precoce”.

“Há cada vez mais a sensação de que o cancro não é uma doença de uma só pessoa, é uma doença que atinge a família toda. Portanto, se nós conseguimos envolver a família, os amigos, a sociedade, nós estamos a auxiliar essa mesma pessoa, porque lhe damos um ambiente familiar, um ambiente emocional, um ambiente social que lhe permite depois combater a doença, que é uma doença grave, mas que cada vez mais tem uma maior sobrevivência”, afirmou.

Para participar nesta iniciativa, não é preciso fazer nenhuma inscrição prévia. Basta estar antes das 15:00 no local previamente marcado – no caso de Coimbra, é na Praça da República – de preferência com a t-shirt cor de rosa do evento vestida.

Mas se não tiver, tal não é impeditivo de participar na caminhada que, ano após ano, tem contado com cada vez mais participantes. “É um momento agradável de convívio e de troca de experiências”, garante.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE