Portugal

Por que esta ilha portuguesa treme (praticamente) todos os dias?

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 10-11-2025

A Ilha Terceira, nos Açores, tem registado uma intensificação da atividade sísmica nas últimas semanas.

Só na primeira semana de novembro foram contabilizados sete sismos com magnitudes entre 1,8 e 3,6 na escala de Richter, cinco deles em pouco mais de 24 horas. Entre setembro e outubro, a ilha já tinha sido abalada por 23 tremores.

Face ao aumento de abalos, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) elevou o nível de alerta do Vulcão de Santa Bárbara para V3, o que indica uma “fase de reativação do sistema vulcânico” com atividade “acima dos níveis de referência”.

PUBLICIDADE

O alerta significa que o vulcão apresenta sinais de movimentação magmática e que a vigilância foi intensificada por parte das equipas do Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores (IVAR), que estão a realizar recolhas de gases e águas no terreno.

A chamada crise sismovulcânica em curso na ilha começou em junho de 2022 e, segundo os especialistas, trata-se de um fenómeno caracterizado por uma série de pequenos sismos concentrados numa mesma região, resultado direto da combinação entre atividade tectónica e vulcânica, avança o site Meteored.

Os sismos mais recentes, registados a 6 de novembro, atingiram magnitudes de 3,6 e 3,5 na escala de Richter, sendo sentidos em toda a Ilha Terceira e também em São Jorge. A intensidade máxima registada foi de V na escala de Mercalli Modificada, considerada moderada.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE