Saúde

Por que é que comemos menos no verão?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 05-08-2025

Imagem: depositphotos.com

Com a subida das temperaturas em Portugal, muitas pessoas têm notado uma diminuição do apetite, preferindo refeições leves, frias e snacks ao longo do dia. Este fenómeno tem uma explicação científica relacionada com a forma como o nosso corpo regula a temperatura.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Segundo a nutricionista Emma Barrett, o nosso organismo tenta evitar gerar mais calor interno durante os dias quentes. “Quando comemos, geramos calor corporal, algo que o nosso corpo tenta evitar quando já está calor. Isto leva a uma diminuição natural do apetite”, explica, em declarações à televisão local do Texas, Ktre.

PUBLICIDADE

Apesar de esta redução do apetite ser normal e temporária, a especialista alerta para os riscos de perda de peso e desidratação, principalmente se o fenómeno se prolongar. “A nossa principal preocupação é a insolação, especialmente se alguém estiver a comer menos e não se mantiver hidratado”, salienta.

Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) destacam que grupos vulneráveis, como pessoas com mais de 65 anos, diabéticos ou trabalhadores ao ar livre, devem estar particularmente atentos. “Se alguém com diabetes tem pouco apetite e começa a ter hipoglicemia, isso é um sinal de alerta”, acrescenta.

Para contrariar esta perda de apetite, a especialista recomenda refeições mais pequenas e frequentes, privilegiar a hidratação, beber muita água, limitar cafeína e álcool, e incluir frutas e legumes frescos na alimentação.

Além disso, recomenda-se evitar exposição direta ao sol, usar chapéus e ventoinhas de pescoço para ajudar a manter o corpo fresco e facilitar a regulação natural da temperatura corporal.

Se sente dificuldade em fazer refeições pesadas neste verão, saiba que é normal e, com alguns cuidados, pode manter-se saudável e hidratado durante toda a estação.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE