Saúde

Por esta não esperava! Conheça as incríveis vantagens da pipoca para a saúde 

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 ano atrás em 02-06-2023

Este alimento está associado ao cinema, mas não só. A pipoca pode trazer benefícios para a saúde para além de uma excelente “companhia” durante um filme. 

PUBLICIDADE

Se retirar a manteiga, o sal e o óleo, a pipoca é na verdade um lanche saudável, de baixas calorias com múltiplos benefícios. De acordo com a American Heart Association, a pipoca pode ser uma ótima maneira para as pessoas que estão a tentar reajustar os seus hábitos alimentares.

É uma ótima fonte de fibras e é rica em antioxidantes, que podem melhorar a circulação e a saúde digestiva. Além disso, enquanto grão integral significa que tem o papel de ser um poderoso aliado contra doenças cardíacas e até mesmo certos tipos de cancro.

PUBLICIDADE

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) revela que a pipoca contém cerca de 15% de fibra – o que a maioria das pessoas precisa diariamente. O alto teor de fibra na pipoca significa que é bom para a digestão e também é muito bom para mantê-lo satisfeito ao longo do dia, o que implica que tende a comer menos. Também é excelente para o coração e promove a formação de bactérias intestinais saudáveis, o que aumenta ainda mais a saúde digestiva.

Uma pesquisa do British Medical Journal mostrou que uma dieta rica em fibras está associada a um menor risco de doença cardiovascular e doença cardíaca coronária. Além disso, outra análise do Proceedings of the Nutrition Society mostrou que a ingestão de fibras reduz o risco de diabetes em 6%. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Os benefícios não param. Também é rica em antioxidantes o que pode ajudar na redução do risco de desenvolver doenças cardíacas, cancro da próstata e declínio cognitivo. Alimentos ricos em antioxidantes, falamos de frutas, legumes e feijões e grãos integrais e cereais. A pipoca está cheia de antioxidantes, de acordo com a Healthline.

É rica também em Vitamina B e desempenha um papel importante no cérebro, na saúde digestiva, e numa visão mais forte. Também pode ser benéfico para mulheres grávidas.

Também tem influência no humor. Isto é, contém um aminoácido, triptofano, que é essencial para produzir melatonina, que ajuda nos padrões de sono, e serotonina, que pode controlar o humor. “O triptofano pode ajudar com a depressão e a memória. No entanto, como não é produzido pelo nosso corpo”, mas pode ser encontrado em  “leite, atum enlatado, aveia, frutas e pipoca”, de acordo com a Healthline.

Voltando à diabetes, a pipoca ajuda a “manter os níveis de açúcar do sangue baixos” e o truque está na preparação. Se “encharcar” a pipoca com manteiga, óleo e outras coberturas, anulará os efeitos saudáveis ​​e possivelmente fará com que o açúcar no sangue suba, mas “mantê-la simples,  sem aditivos ou sabores gordurosos ou açucarados, garantirá que possa desfrutar de um lanche saudável que não adulterará o açúcar no sangue. Além disso, o tamanho da porção é importante, sendo duas o máximo recomendado”, pode ler-se no artigo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE