Coimbra

População do Cabouco evacuada devido a uma cheia. “AquaEx23” foi o culpado

António Alves | 5 meses atrás em 06-12-2023

A subida da água do rio Mondego obrigou esta quarta-feira, 6 de dezembro, à retirada da população do Cabouco, na freguesia de Ceira. Este cenário, simulado, integrou-se na ação “AquaEx23” promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Coimbra.

PUBLICIDADE

O objetivo, como explicou ao Notícias de Coimbra o vereador Carlos Lopes, era testar os mais variados meios de proteção civil perante situações que podem ocorrer no concelho. Ao todo, estiveram envolvidos 75 elementos das várias corporações de Coimbra (Sapadores, Voluntários e Voluntários de Brasfemes), Guarda Nacional Republicana, Polícia Municipal, Polícia de Segurança Pública, Cruz Vermelha Portuguesa, Segurança Social e Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), entre outras entidades.

A cheia ocorreu perto das 15:00, altura em que uma boa parte destes meios chegaram ao local (Cabouco), tendo nessa altura sido confrontados com a subida do rio Mondego. Após contacto com o presidente da câmara, e na presença no local do vereador Carlos Lopes, foi autorizada a evacuação da população. Dois moradores tiveram de sair de casa através de barco, bem como houve necessidade de transportar uma pessoa acamada e um cidadão em cadeira de rodas.

PUBLICIDADE

Já num lugar seguro, junto à Ponte sobre o Rio Ceira, os moradores tinham à sua espera um autocarro dos SMTUC que os transportou para a Junta de Freguesia de Ceira. Neste edifício, foi montada a zona de concentração dos moradores com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP).

Carregue na galeria e veja algumas das imagens deste simulacro

PUBLICIDADE

publicidade

Para além da evacuação da população do Cabouco, o “AquaEx23” compreendeu ainda a realização mais duas ações no terreno – derrocada de um talude com interrupção da circulação rodoviária na Estrada Municipal (EM) 537, na localidade de Bostelim, freguesia de Brasfemes, e a concentração num ponto de encontro de mais de 200 alunos da Escola Secundária Jaime Cortesão – e ativação do Plano Municipal de Emergência.

Carlos Lopes, vereador da câmara de Coimbra, referiu que todos estes cenários podem ocorrer a qualquer momento em Coimbra, sendo necessário ter em prontidão “os meios” a que é possível recorrer quando eles ocorrerem.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o vereador Carlos Lopes

O simulacro “AquaEx23” termina na quinta-feira dia 7 de dezembro, com a realização de um colóquio, das 9:00 às 17:00 na Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco, que visa analisar e debater as conclusões retiradas no decorrer das operações.

A sessão de abertura vai estar a cargo do vereador com o pelouro da Proteção Civil, Carlos Matias Lopes, seguindo-se a avaliação técnica das entidades operacionais e a avaliação geral dos observadores. Após o almoço, serão realizadas apresentações técnicas sobre as cheias rápidas com descrição de ocorrências que aconteceram em Itália e Espanha e ainda os casos do Mondego.

Veja os Diretos Notícias de Coimbra com o simulacro no Cabouco

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE