Cidade

População de Coimbra com transportes públicos num raio de 1 km quase nos 100%!

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 07-12-2015

Perto de 100% da população de Coimbra dispõe de uma paragem de transportes públicos (incluindo rodoviários e ferroviários) num raio de mil metros. Quando se considera uma distância de 500 metros, a percentagem é de 90,1%. Estes dados constam do “Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável na Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra – 1º relatório intercalar, fase A.1 – caracterização e diagnóstico”, datado de 5 de outubro de 2015 e elaborado pela consultora TRENMO.

PUBLICIDADE

SMTUC252_2004.10.02

Na reunião do executivo da Câmara Municipal de Coimbra da próxima quarta-feira será analisado um documento de parecer/contributos, elaborado pelos serviços da autarquia, que incide sobre este plano encomendado pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM RC). No estudo é também possível verificar que a relação entre viaturas e população residente, em Coimbra, é inferior a 60% (o resultado mais baixo neste caso regista-se na Pampilhosa da Serra, com 52%). Num concelho com o de Coimbra, mais urbano e de maior poder de compra, esta percentagem indicia um bom sistema de transportes públicos.

PUBLICIDADE

publicidade

Já na interação entre transportes públicos e estacionamento, os autores indicam que a duplicação da oferta de carreiras apenas diminui o estacionamento entre 1 a 2%. No entanto, se for aplicada uma duplicação das tarifas de estacionamento, a redução na utilização do automóvel ronda os 20%. Os serviços da CMC concluem que esta abordagem é pertinente na análise de casos com boa oferta de transportes públicos, mas críticos ao nível da sobrecarga de estacionamento, como é o caso dos Hospitais da Universidade de Coimbra e do Polo I da Universidade de Coimbra.

Em termos gerais, considera-se que a caracterização e o diagnóstico apresentados retratam fielmente a realidade do município de Coimbra. Porém, são apontadas lacunas, nomeadamente a ausência de referências ao transporte de mercadorias ou à mobilidade elétrica. O sistema de transportes de mercadoria/logística é muito importante em termos de mobilidade, sustentabilidade e economia de qualquer região, ainda mais tendo em conta as intenções de instalar plataformas logísticas por parte de alguns municípios da CIM RC.

PUBLICIDADE

Ao nível da mobilidade elétrica, Coimbra dispõe de uma rede de recarga de automóveis particulares e é a única cidade da Península Ibérica que mantém troleicarros em utilização. Além disso, pretende recuperar uma linha de elétricos históricos, utiliza miniautocarros elétricos no centro histórico e dispõe de um elevador de ligação à Alta movido a esta energia. Um conjunto de aspetos que não tem impacto apenas a nível local e regional, reduzindo a poluição atmosférica, mas também em termos globais, tendo em conta a diminuição do consumo de combustíveis fósseis.

Na próxima reunião a Câmara Municipal de Coimbra vai conceder apoios aos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), ao nível da exploração e investimento, que totalizam perto de 1,9 milhões de euros. Já no próximo dia 9, o executivo camarário irá analisar e votar a atribuição de um subsídio à exploração aos SMTUC no montante de 1.375.978 euros.

A verba diz respeito aos dois últimos meses deste ano – 687.989 euros por mês – e destina-se a compensar o custo social dos transportes, que é integralmente suportado pelo município. Como a despesa efetiva com os transportes supera a receita da venda de passes e bilhetes, os montantes apurados, por exemplo, nos parques de estacionamento da cidade são também canalizados para os SMTUC.

Mesmo não fazendo parte da agenda da reunião da próxima quarta-feira, a CMC irá também apoiar em 506.934,63 euros o investimento dos SMTUC. Na sua maior parte, este montante diz respeito à aquisição de autocarros usados e, em menor escala, à compra de parcómetros e de um veículo ligeiro de passageiros para transporte especial de pessoas com mobilidade reduzida. Contas feitas, subsídio à exploração mais apoio ao investimento totaliza 1.882.912,63 euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE